Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pimentas (Fonte: iStock)
Pimentas (Fonte: iStock)

5 ótimas pimentas para usar no dia a dia e de fácil cultivo; temperos caseiros são sempre a melhor opção

Salvador, 04 de julho de 2022, por Janaina Brito – Pimentas são temperos coringas na culinária brasileira. Mais do que uma forma de acrescentar ardência aos pratos, elas são perfeitas para incrementar o sabor e o aroma de qualquer preparo. Assim, investir em uma pimenteira e ter esse condimento sempre a disposição pode ser o que faltava para sua cozinha.

Existem muitas espécies de pimentas, mas, de maneira geral, elas possuem um cultivo simples e com alta produção. Ademais, ainda se adaptam bem aos diferentes climas do país e a espaços mais restritos, sendo ótimas opções para compor vasos e decorar os ambientes.

Pimentas (Fonte: iStock)
Pimentas (Fonte: iStock)

Pimentas de fácil cultivo

Esse tempero pode ser utilizado de diversas formas, seja em molhos, moído ou apenas como item de decoração. Inclusive, para quem não curte o ardor da pimenta, uma pimenteira ainda pode ser aproveitada trazendo mais beleza para o local. Entretanto, a seguir, estão também espécies mais aromáticas, capazes de transformar qualquer comida. Com tantas vantagens, confira agora, no Agro Notícias, 5 pimenteiras ideais para manter em casa.

1. Vermelha

Essa pimenta gosta de climas quentes e vai muito bem em vasos ou pequenos canteiros, desde que o solo seja aerado, bem drenado e fértil. Além disso, essa espécie possui gosto marcante, perfeita para pratos picantes e é fonte de vitaminas e minerais.

Invista em podas após a colheita para estimular um novo ciclo de produção. A pimenta vermelha costuma frutificar em menos de 2 meses depois da floração. Ademais, essa pimenteira tem ganhado espaço como planta ornamental graças a variedade de cores durante o período de maturação, indo do verde ao vermelho.

2. Pimenta do reino

Ideal para temperar carnes e outros preparos, as versões preta ou branca dessa pimenta são mais suaves, porém, podem trazer um pouco de ardor se usadas em excesso. De clima tropical, essa pimenteira se desenvolve bem em substratos ricos em matéria orgânica e em solos profundos, com bom escoamento.

Cerca de 2 anos depois do plantio, é possível colher os primeiros frutos, com crescimento exponencial da produção até o terceiro ano. Mantenha o solo sempre úmido, sem encharcar, e consiga duas colheitas por ano de pimenta do reino.

3. Ornamental

Essa espécie, como o próprio nome indica, é perfeita para compor a decoração. Bastante picante e de sabor não muito agradável, a pimenta ornamental não é o melhor tipo para o consumo.

Se você se interessou por ela, mantenha-a sempre sob a luz direta do sol para um bom crescimento e prefira os períodos da manhã ou final da tarde para regar a pimenteira, nos quais a temperatura é mais amena. Outrossim, você pode complementar o cultivo com adubo NPK para a sua planta se desenvolver melhor.

4. Biquinho

A pimenta biquinho, assim como as outras espécies de pimentas, adora sol e pode ser cultivada através de sementes. Desse modo, aposte em húmus ou adubo NPK e utilize cerca de 3 sementes para cada cova. Em duas semanas sua pimenteira vai germinar.

A temperatura é fundamental para que as mudas comecem a se desenvolver. Ademais, mantenha apenas aquelas mais vigorosas para que o seu pé de pimenta cresça mais depressa. Essa espécie tem sabor suave e é perfeita para a decoração de pratos, além de possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

5. Pimenta rosa

Também conhecida como aroeira, esse tempero corresponde a pequenas sementes de sabor picante e adocicado. Além de sua aplicação na culinária, a pimenta rosa possui ação anti-inflamatória e é um ingrediente importante para a medicina caseira.

Essa espécie gosta de sol e, diferentemente das outras pimentas, prefere locais bastante úmidos, o que demanda regas diárias. Outrossim, escolha solos argilosos para um melhor desenvolvimento da muda. A época ideal para a colheita dos frutos é em julho.