Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Água saborizada (Fonte: iStock)
Água saborizada (Fonte: iStock)

Água saborizada ou suco natural? Veja as diferenças e qual consumir em cada situação

Salvador, 31 de maio de 2022, por Janaina Brito – Quer se manter hidratado de uma forma deliciosa? Então, água saborizada é a opção perfeita para você. Também conhecida como água aromatizada, essa bebida refrescante consiste na mistura de água natural ou com gás com frutas, cascas, ervas e especiarias.

Assim, essa combinação, além de muito gostosa, também traz muitos benefícios para a saúde. Porém, qual a melhor opção: água saborizada ou aquele suco natural? Confira aqui, no Agro Notícias, tudo sobre o que diferencia essas bebidas e entenda qual a melhor escolha pra você.

Veja mais: Entenda a diferença entre beber suco e consumir a fruta; veja o que é melhor para a saúde

Água saborizada (Fonte: Pexels) Água saborizada (Fonte: Pexels)
Benefícios da água aromatizada
As vantagens no consumo dessa bebida variam de acordo com os ingredientes que a compõem. Mas, de maneira geral, segundo Aline Melo em matéria para a revista Casa e Jardim, em 26 de outubro de 2019, ela possui ação diurética, aumentando a produção de urina e promovendo o equilíbrio hídrico do corpo; reforça a imunidade, possui ação detox e é ótima para a digestão.

Além disso, a água saborizada pode ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce dos tecidos do organismo. Outrossim, é energética e, em alguns casos, é uma bebida alcalinizante, para quem sofre com excesso de acidez estomacal.

Você também pode gostar: Qual a diferença entre o queijo parmesão e o queijo mussarela? Veja qual opção é mais calórica
Água saborizada ou suco de frutas?
Enquanto a água aromatizada incorpora os nutrientes funcionais de seus ingredientes de forma análoga a uma infusão, o suco natural é uma forma diferente de consumir esses alimentos. Ou seja, se você prepara um água com abacaxi, você não está ingerindo essa fruta, apenas aproveitando as substâncias que ela possui e que são transportadas para a bebida.

Contudo, beber um suco de abacaxi nada mais é do que consumir esse alimento em outro formato. Comer a fruta ou beber o suco não são a mesma coisa, sempre há perda ou incorporação de certos compostos. Mas, essa bebida se aproxima mais do consumo do ingrediente como um todo do que a água saborizada.

Um dos fatores que reforça isso é o fato de a água aromatizada não possuir calorias, diferentemente de sucos ou de outras bebidas. Afinal, acima de tudo, ela é apenas água, sem teor calórico. Logo, se você está dentro de uma dieta ou busca emagrecer, essa bebida é uma ótima alternativa. Lembrando que ambas são opções saudáveis e fazem muito bem ao organismo.
Receitas de água aromatizada
Para preparar essa bebida, o melhor é investir em alimentos ricos em água também, como limão, abacaxi, laranja e pepino. Ademais, gengibre e canela são especiarias que também podem ser adicionadas. Até mesmo flores e folhas podem compor a água saborizada.

Frutas como mamão e banana devem ser evitadas, visto que desmancham na água, além de serem muito doces. Outrossim, fuja de polpas de frutas e ervas secas. O ideal é preparar a água saborizada cerca de 4h antes de seu consumo para maior sabor e teor de propriedades. Aprenda, a seguir, algumas receitas dessa bebida:
Limão, pepino e hortelã
Corte, em rodelas, o pepino e dois limões sem casca. Em um litro de água, adicione os ingredientes e algumas folhinhas de hortelã.
Morango, laranja e cravo da índia
Em um litro de água, acrescente uma xícara de morangos e uma laranja sem casca, ambos fatiados. Junte algumas unidades de cravo da índia.

Agora que você já sabe como fazer água saborizada, lembre-se que essa bebida refrescante é ainda melhor gelada. Além disso, não deixe de ingerir dentro de 24h depois de pronta, para não correr o risco de estragar.

Continue lendo: Entenda como o suco de beterraba com laranja pode fazer bem para sua saúde; benefícios e como preparar de forma correta