Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cacto mammillaria
Cacto mammillaria: conheça esse gênero muito comum nas decorações externas e internas / Fonte: Pixabay

Cacto mammillaria: conheça esse gênero muito comum nas decorações externas e internas

Novo Hamburgo, 06 de junho de 2022, por Jones Backes – O cacto mammillaria é um um gênero botânico que reúne diferentes e populares espécies de cactos e suculentas. Famosas na decoração, elas possuem algumas particularidades que as separam dos demais membros da família Cactaceae e sobre as quais falaremos a seguir. Portanto, continue aqui e saiba mais sobre esse grupo e quais cuidados ele pede.

Desde já, o primeiro aspecto sobre o cacto mammillaria que destacamos é o seu local (ou locais) de origem: México e América Central. Dessa forma, o gênero é nativo de regiões quentes e de climas semiáridos. Por essa razão, sua adaptação às condições climáticas do Brasil não foi nenhum pouco difícil.

Assim, leia mais: Como ativar a floração do cacto; segredo revelado para sua planta desabrochar
Saiba mais sobre ele e suas principais espécies
De acordo com página do site Wikipedia, atualizada em 02 de maio de 2021, dentro da família Cactaceae, o grupo em questão é o que mais engloba espécies diferentes, somando mais 170 variedades. Estas plantas, por sua vez, apesar de diferentes, assumem características em comum como, por exemplo, seu corpo curto (pequeno), forma bulbosa e cilíndrica.

Cacto mammillaria Cacto mammillaria: conheça esse gênero muito comum nas decorações externas e internas / Fonte: Pixabay

Logo, devido a tais traços, as plantas do gênero cacto mammillaria, são popularmente conhecidas pelo seu formato de “bolinha”. Do mesmo modo, outro aspecto dessas variedades são os seus espinhos “fofos”, finos e macios que revestem os bulbos. Somado a isso, muitas delas conseguem gerar delicadas e simpáticas flores, que brotam no topo da planta.

Por fim, as espécies desse grupo possuem, assim como a maioria dos cactos, fins decorativos. Além disso, conforme coloca Eliel Meireles, em texto publicado no site Tecno Notícias, dia 03 de abril de 2022, as variedades mais famosas são: dedo-de-dama, cacto-dedal, elongata, entre outros. Todas possuem espinhos macios e lindas flores.

Portanto, confira também: Plantar cacto; veja o melhor vaso, terra e cuidados essenciais com a plantinha
Confira algumas dicas de cultivo do cacto mammillaria
No mais, embora englobe muitas espécies, o cultivo das plantas desse gênero obedecem, digamos, a um padrão em comum. Em outras palavras, elas compartilham dos mesmos cuidados e cultivo. Dessa maneira, o Agro Notícias cita a seguir, os principais passos para cuidar de uma delas na sua casa.

Desse modo, independente de qual seja a espécie, tenha em mente que o cacto mammillaria gosta de solos bem drenados. Isso porque substratos com essa característica se assemelham ao seu ambiente natural. Da mesma maneira, por serem nativos de regiões semiáridas, eles não precisam de muita água. Nesse caso, a rega pode ser semanal, desde que a planta tenha bastante acesso à luz do sol, todos os dias.

Ademais, leia também: Suculentas precisam de um cuidado especial no inverno? Sim! Veja quais