Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Aliviar dor de cabeça e enxaqueca (reprodução Canva)
Aliviar dor de cabeça e enxaqueca (reprodução Canva)

Como aliviar dor de cabeça e enxaqueca? Três chás para fazer rapidamente em casa, confira

Salvador, 6 de junho de 2022, por Adriele Barros – Excesso de trabalho, família, problemas de saúde, problemas financeiros e muitas outras demandas. São tantas coisas para se resolver no dia a dia que uma dor de cabeça ou, até mesmo, enxaqueca ao fim do dia se torna inevitável. Mas, calma, iremos trazer aqui formas caseiras de aliviar dor de cabeça e enxaqueca para que você não tenha que recorrer a medicamentos.

Existem alguns chás que possuem propriedades calmantes, analgésicas e até anti-inflamatórias, se tornando, portanto, uma opção de remédio para aliviar dor de cabeça e enxaqueca. Sobretudo, para além do consumo do chá, é necessária uma mudança de hábitos como, por exemplo, ter boas noites de sono.

Veja, portanto: Descubra agora como fazer chá de boldo com folhas frescas e desfrutar de seus incríveis benefícios

Aliviar dor de cabeça e enxaqueca (reprodução Canva) Aliviar dor de cabeça e enxaqueca (reprodução Canva)
Melhores chás para aliviar dor de cabeça e enxaqueca e como preparar
Existem diversos chás que podem te ajudar com seu problema. Por isso, siga lendo e descubra agora, com ajuda do Agro Notícias, os 3 melhores chás para aliviar suas dores.
Chá de camomila
A camomila tem leve efeito sedativo e relaxante, relacionado com o seu pigmento natural. Para aliviar suas dores, segundo matéria publicada por Nathalie Ayres, em colaboração com Viva Bem, em 24 de janeiro de 2022, você pode beber o chá de 2 a 3 vezes ao dia ou assim que a dor de cabeça começar.

Para preparar o chá, o processo é bem simples: você deve acrescentar as flores da camomila em água fervente e deixar em infusão por até 10 minutos. Em seguida, coe seu chá e consuma-o morno, de preferência.
Chá de hortelã
A hortelã já se trata de um chá com mais propriedades e com mais restrições. Essa folha possui propriedades calmantes e analgésicas, ajudando com as dores de cabeça. No entanto, não é indicado para lactantes e pessoas com inflamações estomacais.

Esse chá possui um modo de preparo semelhante ao do chá de camomila, sendo necessário um punhado de folhas na xícara com água fervente e infusão de até dez minutos. Em seguida, retire as folhas, espere amornar ou acrescente gelo, se preferir um chá gelado, e consuma imediatamente.
Chá de lavanda
Se você souber que a origem da sua dor de cabeça é estresse, a lavanda pode ser a escolha correta para você. Os óleos essenciais dessa planta possuem propriedades antidepressivas e calmantes, ótimos para a melhora das crises de enxaqueca por tensão emocional.

E, para preparar esse chá, tudo o que você deve fazer é acrescentar algumas flores de lavanda secas ou frescas na água fervente. Em seguida, abafar com o pires e deixar em infusão por um período de 5 a 10 minutos. Em seguida, retire todas as flores, deixe amornar e beba seu chá em seguida.

Por isso, leia a seguinte matéria: Descubra alguns benefícios da lavanda e entenda como ela pode ser usada
Outras formas caseiras de aliviar as dores
Para além de chás, existem outras atitudes a se tomar que podem ajudar no alívio dos sintomas. E, aqui estão algumas delas:

Prática de exercícios físicos de forma regular;
Sono de, no mínimo, 8 horas por noite;
Meditação;
Cuidado com alimentação, evitando frituras, bebidas alcoólicas e com lactose;
Descansar ou dormir durante crises de enxaqueca.

Ademais, nós destacamos ser importante buscar se conhecer de modo a entender o que desencadeia as suas crises. Por fim, esperamos ter conseguido oferecer alternativas caseiras para aliviar dor de cabeça e enxaqueca.

Enfim, veja a seguinte matéria e com certeza se surpreenda: Aprenda a fazer uma hortinha em apartamento de maneira barata e eficiente

Sou bahiana, com sede de conhecimento e sempre pronta para sonhar cada vez mais alto, apaixonada pela leitura e escrita e amante da mãe natureza. Atualmente me encontro na Universidade Federal da Bahia. Essa minha paixão por escrever me trouxe até aqui, a fim de compartilhar meus conhecimentos em diversos tópicos e aprendendo mais. Espero conseguir ajudar inúmeras pessoas a conhecer mais e errar menos.