Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Fruta jenipapo (Reprodução Canva)
Fruta jenipapo (Reprodução Canva)

Conhece a fruta jenipapo? Saiba tudo sobre ela agora mesmo

Salvador, 30 de maio de 2022, por Janaina Brito – A fruta jenipapo é originária da América Latina e é produzida pelo jenipapeiro, de nome científico Genipa americana. Além disso, muito famosa pelos produtos que dá origem, como sucos, doces e licores, esse alimento possui muitos benefícios para a saúde.

O jenipapo possui uma composição bastante rica e atua no combate e prevenção de diversas doenças. Ademais, você pode consumi-lo de várias formas, sendo um alimento muito versátil. Assim, confira agora no Agro Notícias tudo o que você precisa saber sobre a fruta jenipapo.

Veja, também: Para que serve folha de jenipapo? Veja por quais motivos você deveria conhecer mais sobre essa planta e saiba como consumir

Fruta jenipapo (Reprodução Canva) Fruta jenipapo (Reprodução Canva)
Características e valor nutricional
O jenipapo é uma fruta arredondada, de sabor doce e ácido quando está maduro. Inclusive, é nessa etapa em que é mais agradável comê-lo, visto que sua polpa amarelo-pardacenta é amarga quando ele está verde. Sua colheita costuma acontecer entre os meses de setembro e abril e é possível cultivar o jenipapeiro em todo o Brasil.

No que diz respeito a sua composição, o jenipapo possui substâncias muito interessantes para a promoção da saúde do organismo. Em primeiro lugar, ele é um alimento de poucas calorias e grande fonte das vitaminas C e do complexo B.

Ademais, também é rico em antioxidantes e minerais, principalmente de ferro e cálcio. Desse modo, o jenipapo é detentor de propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, bactericidas e fungicidas. Outrossim, ele também possui um ótimo teor de fibras.

Você também pode se interessar: Qual os benefícios do jiló para a saúde? Veja se o fruto pode auxiliar na perda de peso
Benefícios do jenipapo
Com uma riqueza nutricional tão relevante, o consumo dessa fruta é promotor de diversos aspectos da saúde. Portanto, há muito tempo ele é usado como elemento da medicina caseira. Veja agora alguns dos seus principais benefícios segundo a equipe do site Ecycle:
Combate a anemia
O alto teor de ferro no jenipapo torna-o um excelente alimento no combate à anemia, principalmente do tipo ferropriva, na qual não há o consumo suficiente desse mineral.
Auxilia na saúde do rins
O jenipapo tem ação diurética, ou seja, ele atua aumentando a produção de urina. Assim, essa fruta ajuda na promoção do equilíbrio hídrico do organismo, além de controlar os níveis de certos minerais, como o sódio, dentro do corpo, que são levados junto com a água eliminada.
É ótimo no combate a doenças respiratórias
Essa fruta é perfeita para o tratamento de condições respiratórias, desde gripes e resfriados; asma; dor de garganta e infecções. Isso se deve a suas propriedades antissépticas e antibióticas, que auxiliam no combate a patógenos e protegem os tecidos.
Melhora a prisão de ventre
A fruta jenipapo possui uma quantidade de fibras importantes na sua composição e um ótimo teor de água, que auxiliam na maior motilidade do intestino. Desse modo, ele é capaz de aliviar os desconfortos da constipação.
Outras vantagens
A ingestão de jenipapo ainda é responsável por muitos outros benefícios. Ele estimula o apetite; pode ser aplicado no tratamento da icterícia, uma condição que deixa a pele amarelada; é um ótimo agente contra problemas hepáticos e no baço.

Contudo, estamos falando apenas da fruta. Se você considerar as outras partes do jenipapeiro, muitas outras condições podem chegar ao fim com o consumo de chás do tronco ou das folhas. O tratamento contra úlceras, faringites e até infecções por doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e gonorreia, pode ser potencializado pela ingestão dessas bebidas.
Como se come a fruta jenipapo?
O jenipapo pode ser consumido ao natural mesmo, mas, a principal aplicação dele é em receitas e bebidas. Ele é estrela de compotas, xaropes e outros doces. Além disso, seu suco é super famoso, sem falar nos licores, que fazem bastante sucesso nos festejos juninos.

Logo, se você ainda não se acostumou com o sabor da fruta jenipapo, seria interessante investir nesses produtos até se familiarizar. Assim, é possível garantir os benefícios de sua ingestão de maneira mais simples e agradável.

Leia mais: 5 frutas que você pode comer sem culpa ou medo de engordar, confira