Conhece a fruta jenipapo? Saiba tudo sobre ela agora mesmo

Salvador, 30 de maio de 2022, por Janaina Brito – A fruta jenipapo é originária da América Latina e é produzida pelo jenipapeiro, de nome científico Genipa americana. Além disso, muito famosa pelos produtos que dá origem, como sucos, doces e licores, esse alimento possui muitos benefícios para a saúde.

O jenipapo possui uma composição bastante rica e atua no combate e prevenção de diversas doenças. Ademais, você pode consumi-lo de várias formas, sendo um alimento muito versátil. Assim, confira agora no Agro Notícias tudo o que você precisa saber sobre a fruta jenipapo.

Veja, também: Para que serve folha de jenipapo? Veja por quais motivos você deveria conhecer mais sobre essa planta e saiba como consumir

Fruta jenipapo (Reprodução Canva) Fruta jenipapo (Reprodução Canva)
Características e valor nutricional
O jenipapo é uma fruta arredondada, de sabor doce e ácido quando está maduro. Inclusive, é nessa etapa em que é mais agradável comê-lo, visto que sua polpa amarelo-pardacenta é amarga quando ele está verde. Sua colheita costuma acontecer entre os meses de setembro e abril e é possível cultivar o jenipapeiro em todo o Brasil.

No que diz respeito a sua composição, o jenipapo possui substâncias muito interessantes para a promoção da saúde do organismo. Em primeiro lugar, ele é um alimento de poucas calorias e grande fonte das vitaminas C e do complexo B.

Ademais, também é rico em antioxidantes e minerais, principalmente de ferro e cálcio. Desse modo, o jenipapo é detentor de propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, bactericidas e fungicidas. Outrossim, ele também possui um ótimo teor de fibras.

Você também pode se interessar: Qual os benefícios do jiló para a saúde? Veja se o fruto pode auxiliar na perda de peso
Benefícios do jenipapo
Com uma riqueza nutricional tão relevante, o consumo dessa fruta é promotor de diversos aspectos da saúde. Portanto, há muito tempo ele é usado como elemento da medicina caseira. Veja agora alguns dos seus principais benefícios segundo a equipe do site Ecycle:
Combate a anemia
O alto teor de ferro no jenipapo torna-o um excelente alimento no combate à anemia, principalmente do tipo ferropriva, na qual não há o consumo suficiente desse mineral.
Auxilia na saúde do rins
O jenipapo tem ação diurética, ou seja, ele atua aumentando a produção de urina. Assim, essa fruta ajuda na promoção do equilíbrio hídrico do organismo, além de controlar os níveis de certos minerais, como o sódio, dentro do corpo, que são levados junto com a água eliminada.
É ótimo no combate a doenças respiratórias
Essa fruta é perfeita para o tratamento de condições respiratórias, desde gripes e resfriados; asma; dor de garganta e infecções. Isso se deve a suas propriedades antissépticas e antibióticas, que auxiliam no combate a patógenos e protegem os tecidos.
Melhora a prisão de ventre
A fruta jenipapo possui uma quantidade de fibras importantes na sua composição e um ótimo teor de água, que auxiliam na maior motilidade do intestino. Desse modo, ele é capaz de aliviar os desconfortos da constipação.
Outras vantagens
A ingestão de jenipapo ainda é responsável por muitos outros benefícios. Ele estimula o apetite; pode ser aplicado no tratamento da icterícia, uma condição que deixa a pele amarelada; é um ótimo agente contra problemas hepáticos e no baço.

Contudo, estamos falando apenas da fruta. Se você considerar as outras partes do jenipapeiro, muitas outras condições podem chegar ao fim com o consumo de chás do tronco ou das folhas. O tratamento contra úlceras, faringites e até infecções por doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e gonorreia, pode ser potencializado pela ingestão dessas bebidas.
Como se come a fruta jenipapo?
O jenipapo pode ser consumido ao natural mesmo, mas, a principal aplicação dele é em receitas e bebidas. Ele é estrela de compotas, xaropes e outros doces. Além disso, seu suco é super famoso, sem falar nos licores, que fazem bastante sucesso nos festejos juninos.

Logo, se você ainda não se acostumou com o sabor da fruta jenipapo, seria interessante investir nesses produtos até se familiarizar. Assim, é possível garantir os benefícios de sua ingestão de maneira mais simples e agradável.

Leia mais: 5 frutas que você pode comer sem culpa ou medo de engordar, confira

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar ler mais