Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cuidar de um porquinho-da-índia (reprodução Canva Pro)
Cuidar de um porquinho-da-índia (reprodução Canva Pro)

É difícil cuidar de um porquinho-da-índia? Veja como tratar esse dócil roedor

Salvador, 26 de maio de 2022, por Raíly Fortunato. De porquinho-da-índia eles não têm nada! Esses pequenos animais de nome científico Cavia porcellus, são roedores originários da América do Sul. Muitos optam por escolher esses bichinhos como companheiros, mas, apesar de serem pequenos, precisam de muito espaço e atenção. Assim, é necessário saber como cuidar de um porquinho-da-índia para dar uma melhor condição de vida para esses dóceis roedores.

Portanto, separamos para você nessa matéria as melhores dicas de como cuidar de um porquinho-da-índia, garantindo saúde e bem-estar para esses animais. Assim, você saberá de todos os cuidados que precisará ter com o seu novo companheiro.

Confira agora: Cachorro sente frio igual humano? A onda de frio chegou e os donos de pets se desesperam
Gaiola ou cercadinho
Primeiramente, é necessário pensar no espaço em que seu porquinho-da-índia ficará em sua casa ou no seu apartamento. De acordo com o site Petz em 03 de julho de 2019, as gaiolas são ótimas opções para quem passa muito tempo fora e não pode supervisionar o animal durante todo o tempo.

Desse modo, a gaiola ou o cercadinho devem ser amplos, com medidas médias de 90x46x56, de modo que eles tenham bastante espaço para correr e brincar. Ademais, opte por gaiolas com paredes vazadas para que o interior do recinto não fique muito quente, forrando o chão com serragem para poderem se aquecer quando for preciso.
Alimentação
Existem no mercado diversas opções de rações apropriadas para porquinhos-da-índia, mas é interessante introduzir alimentos naturais como folhagens e vegetais ou frutas na dieta do pet. Assim, aposte em folhas como a couve ou em vegetais como a cenoura ou tomate. As frutas também são ótimas escolhas, pois, aumentam o consumo de fibras, essenciais para o funcionamento do intestino.

Ofereça ao seu porquinho feno de capim, são ricos em fibras também e estimulam a saúde dos dentinhos. Além disso, mantenha sempre água fresca e limpa à disposição em bebedouros ou em pequenos vasos, para garantir a hidratação dos pequenos. Os porquinhos-da-índia não sintetizam a vitamina C no seu organismo, por isso, é essencial apostar em alimentos ricos nessa vitamina como os pimentões.

Cuidar de um porquinho-da-índia (reprodução Canva Pro) Cuidar de um porquinho-da-índia (reprodução Canva Pro)
Higiene
A higiene, tanto do ambiente como do próprio porquinho-da-índia, deve ser manejada com bastante atenção. É necessário fazer a limpeza regular do substrato, ou seja, da “caminha” que pode ser de diversas origens, como a serragem, retirando os dejetos. Quando a serragem estiver umedecida, com a presença de sujeira ou com odores é necessário fazer a troca.

Já a higienização do próprio animal é essencial para sua saúde e bem-estar. Portanto, mantenha uma rotina de cuidados com o porquinho. Embora eles possuam o hábito de lamber o próprio pelo, não é suficiente para mantê-los livres de doenças e sujeiras.

Portanto, você pode passar um paninho úmido com soro fisiológico para fazer a limpeza da pelagem, principalmente nas regiões intimas que ficam sujas de fezes e urina. Contudo, para roedores com pelos mais longos, aposte na escovação para não ficarem embolados, mas realize tosas em períodos mais quentes.

Acesse e se surpreenda: Cuidados com o pet: quais alimentos que meu gato não pode comer em hipótese alguma? Descubra
Cuidado com os dentes
Os porquinhos da índia são pequenos roedores natos e seus dentes nunca param de crescer. Logo, faz-se necessário manter a saúde bucal do animal. Dessa maneira, a mastigação e a trituração do feno, como já indicado anteriormente, contribuem para manter a dentição saudável. Ademais, existem alguns brinquedos para os roedores que podem auxiliar nesse processo ao serem introduzidos a rotina.
Socialização e exercícios
Apesar de serem naturalmente assustados, esses pequenos roedores são bastante sociáveis e se adaptam bem em conviver com outros porquinhos-da-índia, em duplas ou em bandos. Ainda mais, são bichinhos extremamente ativos e ficam acordados em média 20 horas por dia. Por esse motivo, precisam de bastante espaço para correr e brincar. Além disso, eles também gostam de brincar conosco, porém, a aproximação deve ser de forma gradual, deixando que eles se acostumem com o novo contato.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido todas as dicas de como cuidar de um porquinho-da-índia. Ainda, que você possa proporcionar para seu pet um ambiente de muito conforto, bem-estar e diversão, ao seguir todas nossas orientações.

Veja também: Como evitar que o cachorro mije em tudo; dicas para controlar seu pet

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.