Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como limpar livros mofados: veja esse passo a passo que os deixarão quase novos sem danificar (Reprodução: Pexels)
Como limpar livros mofados: veja esse passo a passo que os deixarão quase novos sem danificar (Reprodução: Pexels)

Como limpar livros mofados: veja esse passo a passo que os deixarão quase novos sem danificar

Salvador, 11 de junho de 2022, por Marlon Batista – É muito comum termos livros que ficam organizados em estantes ou prateleiras em nossa casa. Esses materiais conferem tanto um estilo de hobby que é a leitura, como servem para dar decoração ao lar. No entanto, precisam de cuidados para se manterem conservados. E, é por isso que hoje, no Agro Notícias, você aprenderá a como limpar livros mofados.

Pode parecer que não, mas, limpar os livros também é necessário para evitar a sua degradação com o tempo, afinal, higiene e limpeza nunca são demais. O principal agente causador do mofo é a umidade do ar, no entanto, a exposição à luz e poeira, ao longo do tempo, também agrava o problema. Veja agora essa forma para limpar livros mofados de maneira que não os danifica e mantém a sua longevidade.

Não deixe de ler: Veja como limpar o colchão se vazou o xixi do bebê: dicas simples que também vão desinfetar sem muito trabalho

Como limpar livros mofados: veja esse passo a passo que os deixarão quase novos sem danificar (Reprodução: Pexels) Como limpar livros mofados: veja esse passo a passo que os deixarão quase novos sem danificar (Reprodução: Pexels)
Como limpar mofo dos livros
É preciso tomar cuidado com a higienização dos livros porque como o material em questão é de papel, se faz necessário atenção extra na hora da limpeza. Segundo matéria divulgada por Juliana Barbosa, no dia 16 de julho de 2020, em colaboração com o site Metrópoles, para fazer a limpeza do mofo você irá precisar de um pano limpo de microfibra e álcool em gel.

Primeiramente, aplique uma quantidade do álcool em gel no pano seco de modo que ele não fique encharcado com o produto. Se certifique de que o pano umedecido com álcool em gel não irá manchar as páginas com o mofo. Para isso, faça um teste em uma folha. Após isso, basta passar o pano de forma cuidadosa nas páginas para remover as insalubridades. Depois, lembre-se de levar deixar os livros ao sol. Isso irá tanto retirar o excesso de umidade que é o agente causador do mofo como, também, ajudar a eliminar o mau cheiro.

Para higienizar os livros e limpar a sua poeira de forma geral, você pode usar um pano suavemente úmido ou um pincel fino. Contudo, tome cuidado para não aspirar a poeira para si. Desse processo, limpe a obra de leitura tanto pela capa, pelas laterais e cantos onde o acúmulo de poeira é maior.

Ademais, leia: Sabia que tem como limpar bijuteria dourada que escureceu em poucos minutos? Veja estas dicas e recupere o brilho da sua peça
Dica extra para o livro não pegar mofo
Ademais, a higienização para limpar livros mofados, conforme vimos, é importante. Mas, se você tem um livro novo e quer evitar a ocorrência de mofo e traças temos uma dica muito boa para você. Para isso, você irá precisar de um saquinho de organza, giz de cera, cravos da índia e uma ou duas folhas de louro. Coloque todos esses produtos dentro do saquinho, amarre bem e pronto! Agora, basta deixar o saquinho perto da estante ou da prateleira em que estão os livros, e as traças e mofo não chegarão perto.

Veja também: Mofo nas roupas: use essa mistura caseira e evite maiores danos

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.