Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Mofo nas roupas (Fonte: Pexels)
Mofo nas roupas (Fonte: Pexels)

Mofo nas roupas: use essa mistura caseira e evite maiores danos

Salvador, 30 de maio de 2022, por Janaina Brito – O mofo nas roupas é um problema em muitas casas, principalmente nas mais antigas, onde guarda-roupas e outros móveis podem sofrer com a umidade. Desse modo, é importante estar pronto para prevenir e lidar com manchas de bolor.

Como dito, a umidade excessiva é o principal fator para o aparecimento dos fungos nos tecidos, visto que um armário quentinho e úmido é o ambiente ideal para sua proliferação. Assim, veja agora, no Agro Notícias, como evitar o surgimento do mofo das roupas e aprenda receitinhas para dar adeus ao bolor.

Continue lendo: Confira como limpar tapete felpudo com uma misturinha caseira porreta em apenas algumas horinhas

Mofo nas roupas (Fonte: Pexels) Mofo nas roupas (Fonte: Pexels)
O que fazer para evitar mofo nas roupas?
Como a umidade é a grande vilã nesse história, é essencial manter as suas peças sempre limpas e ventiladas. Além das manchas nas roupas, o mofo também pode ser responsável por reações alérgicas e também se espalha facilmente por entre os tecidos. Então, confira agora algumas dicas de como prevenir o aparecimento de bolor:

Mantenha o seu guarda-roupas, cômoda ou armário sempre organizado, faça limpezas semanais nesse móveis e aproveite para abrir portas e gavetas todos os dias para a circulação de ar;
Evite deixar os móveis que armazenam suas roupas encostados na parede, invista sempre em um recuo;
Nunca guarde peças molhadas ou úmidas;
Sempre que possível, deixe suas roupas ao sol antes de usá-las;
Para peças que não são utilizadas com frequência, como casacos e tecidos de inverno, invista em embalagens a vácuo ou, de tempos em tempos, promova a ventilação dessas roupas.

Veja, também: Aprenda a forma mais simples de limpar casaco com mofo usando uma misturinha caseira
Misturinhas caseiras para retirar mancha de mofo
Manchas de mofo antigas são difíceis de se retirar e o tecido pode até mesmo ser corroído. Portanto, segundo a equipe do site Consul, é fundamental que o bolor seja reconhecido o mais rápido possível, principalmente através do cheiro, para que haja tempo de salvar a sua roupa.

Agora, se esse é o seu caso, o melhor é investir em produtos da despensa para fazer aquela limpeza poderosa. Dessa forma, uma receitinha ótima para retirar o mofo das roupas é usando suco de limão, visto que ele é um alvejante natural e pode-se utilizá-lo em qualquer tecido. Enfim, basta que se coloque um pouco do suco sobre a região mofada, deixe a peça ao sol por um tempo e, depois, é só lavar normalmente.

Se o tecido desbota com facilidade, invista no vinagre. Para isso, coloque um pouco do produto em um pano úmido e esfregue sobre a mancha até ela derreter. Ademais, você também pode colocar a peça de molho em uma mistura de água e vinagre e lavar normalmente depois. O vinagre possui ação fungicida e pode se incorporar esse elemento às lavagens.

Para tecidos mais leves e delicados, leite fervido pode ser colocado sobre a área do bolor, até que a mancha clareie. Em todos os casos, sempre deixe as roupas secarem ao sol e não esqueça de limpar e ventilar os locais onde as peças mofadas estavam.
Mancha de mofo que não sai?
Além disso, outra misturinha também são perfeitas para retirar o mofo nas roupas. Se a mancha já é antiga e você está tendo trabalho pra retirá-la, deixe a peça de molho com uma colher de bicarbonato de sódio para cada litro de água quente. Em seguida, prossiga com a lavagem. Outrossim, você pode usar uma xícara de bicarbonato na máquina de lavar.

Confira, a seguir: Misturinha para limpeza geral; veja como fazer e deixe sua casa limpa e perfumada