Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Adubo (reprodução Canva Pro)
Adubo (reprodução Canva Pro)

Cinza de madeira como adubo; guia descomplicado para usar

Salvador, 20 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – O adubo, nada mais é que é um produto que proporciona a adição ou reposição de nutrientes no solo, de modo a garantir o bom desenvolvimento da planta. Existem diversos tipos de fertilizantes, com variadas formulações, podendo ser sintéticos ou naturais, minerais ou orgânicos, caseiros ou adquiridos em casas de jardinagem.

Assim, dentre os diversos tipos que existem, iremos te apresentar o adubo feito com cinzas de madeira. Portanto, continue conosco e confira o guia completo de como utilizar esse produto orgânico nos seus cultivos das variadas formas. Confira abaixo.

Acesse agora: Adubo caseiro para a grama; saiba o que usar e outros cuidados simples que você pode ter com ela
Correção do pH do solo
De acordo com o site Ecycle, em artigo de Stela Lagnaioli, uma das formas de utilizar as cinzas de madeira como adubo é na correção da acidez do solo. As plantas, no geral, não se desenvolvem bem em solos ácidos (pH abaixo de 6), exceto algumas espécies que têm mais afinidade pela acidez como as azaleias ou as pimentas, por exemplo. Dessa maneira, é preciso fazer uma análise adequada do solo e realizar um processo de correção do pH, que pode ser realizado com as cinzas de madeira.

Isso ocorre, pois esse produto possui cerca de 70% de carbonato de cálcio, que atua como um substituto do cal. Assim, as cinzas de madeira podem ser utilizadas no processo de calagem do solo, evitando exceder 30g de cinzas para cada parte do solo. Ademais, esse tipo de adubo age mais rapidamente que o cal, pois suas partículas são bastante pequenas, gerando uma reação química mais rápida.
Adição de cinzas na compostagem
A compostagem nada mais é do que um tipo de adubo feito a partir da decomposição da matéria orgânica vegetal, como de casca de frutas, casca de ovos, borra de café, etc. E, as cinzas de madeiras podem auxiliar o poder nutritivo da compostagem, devido ao aumento dos níveis de potássio do composto. Macronutriente esse, indispensável para o bom desenvolvimento vegetal, proporcionando a translocação de nutrientes na planta, auxiliando o processo de fotossíntese e no processo de floração e frutificação. Dessa maneira, você precisará apenas adicionar uma camada fina de cinzas de madeiras a casa seis centímetros de substrato da composteira.

Confira já: Faça a sua rosa-do-deserto florir muito mais rápido com esse adubo caseiro incrível
Nutrição à base de cálcio
Ademais, a aplicação das cinzas de madeira proporciona boas quantidades de carbonato de cálcio às plantas, proporcionando diversos benefícios. Um deles é o aumento da resistência dos tecidos vegetais, evitando o aparecimento de fungos e bactérias, aumentando também o desenvolvimento do sistema radicular.

Além disso, essa nutrição prolonga o período de floração e ajuda a planta a absorver água e nutrientes do solo com mais eficiência. Desse modo, faça pequenos sulcos entre os cultivos, evitando a proximidade com o caule, aplicando as cinzas dentro dos sulcos, cobrindo novamente com o solo e regando em seguida.

Adubo (reprodução Canva Pro) Adubo (reprodução Canva Pro)
Aplicação nas folhas
Por último, mas não menos importante, está a utilização das cinzas de madeira nas folhas. Esse método proporciona a melhora da saúde das folhagens que demonstram uma certa deficiência de potássio. Dessa maneira, coloque 1 kg de cinzas dentro de um saco de pano e mantenha dentro de um recipiente com um litro de água. Com o passar dos dias, se formará um líquido cheio de nutrientes. Assim, pulverize nas folhas com mancha marrons, amareladas, ou nas plantas com lento crescimento. Dessa forma se proporcionará a reposição de nutrientes melhorando o aspecto da planta.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te auxiliado com esse guia completo de como utilizar o adubo de cinzas de madeira em suas plantas. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo com os amantes de plantas e os ajude a conhecer mais sobre esse potente adubo orgânico.

Veja também: Quando colocar casca de ovo nas plantas: aprenda a reconhecer a necessidade desse adubo

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.