Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Conheça o jardim desértico; descubra esse conceito ideal para os fãs de cactos - Reprodução Canva
Conheça o jardim desértico; descubra esse conceito ideal para os fãs de cactos - Reprodução Canva

Conheça o jardim desértico; descubra esse conceito ideal para os fãs de cactos

Belo Campo, 27 de junho de 2022, por Lídia Meireles – Moderno e resistente, o jardim desértico é uma excelente opção para quem ama plantas e não tem muito tempo para se dedicar a elas. Além disso, ele pode ser montado em casa com pouco espaço.

Composto por plantas do deserto, em especial os cactos, o jardim desértico tornou-se cada vez mais explorado por paisagistas em suas ornamentações. Como se não bastasse o fácil cuidado, a beleza deste tipo de vegetação é uma verdadeira obra de arte.

Ademais, leia: Conheça melhor o jardim mediterrâneo; veja como criar o seu com essas dicas de plantas e decoração
O que é um jardim desértico
Segundo informações que podem ser encontradas no site Terra, a principal característica desse jardim é justamente sua vegetação. Sobreviventes dos desertos, as plantas que compõem esse ambiente estão habituadas com o clima seco das regiões mais áridas. Sendo assim, sua beleza e resistência trazem um quê de força e mistério.

Para montar seu jardim desértico em casa e apreciá-lo em toda sua elegância, você só precisa escolher as espécies adequadas. Neste caso, prefira as xerófitas, que incluem os vários tipos de cactos. Além deles, existem outras plantas que podem fazer parte do seu jardim, já que sobrevivem bem em solos áridos. Este é o caso da kalanchoe, por exemplo.

Entre estas plantas, também estão as echeverias, que suportam bem o sol. Elas também são espécies que você poderá utilizar no seu projeto. Dessa maneira, as variedades vão embelezar ainda mais o seu jardim. Veja agora, como fazer esse trabalho de maneira bem simples.

Veja também: Flor-da-fortuna: Confira agora o passo a passo para cultivar a linda espécie, deixando o seu jardim mais colorido

Conheça o jardim desértico; descubra esse conceito ideal para os fãs de cactos - Reprodução Canva Conheça o jardim desértico; descubra esse conceito ideal para os fãs de cactos – Reprodução Canva
Como fazer o jardim com plantas do deserto
Se você chegou até aqui, é hora de montar o seu jardim desértico. Para isso, você deve seguir os passos que o Agro Notícias vai te mostrar mais abaixo. Assim, certamente você vai conseguir criar um projeto incrível.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que, se estamos falando de uma vegetação de uma região quente, você tem que escolher um local ensolarado do seu quintal. Com o espaço já demarcado, é hora de preparar o solo para receber as plantas.

O segundo ponto é em relação ao tipo de solo que você irá trabalhar. Assim como o sol é importante, misturar a areia com o adubo também vai imitar o habitat das plantas. Portanto, você deve dar atenção a esse detalhe.

Por fim, as pedras podem dar um visual bem bacana para o seu trabalho, então, use-as para fazer caminhos. Junto a isso, os vasos de barro ou cerâmica também enriquecem o projeto. Depois do jardim pronto, você deve regar uma vez por mês a depender das espécies escolhidas e adubar a cada seis meses.

Por fim, essas foram algumas dicas para você que quer muito ter um jardim desértico e não sabe por onde começar. Ademais, se você quiser aprender outras ideias de jardinagem, é só continuar nos acompanhando. Falamos também sobre outros assuntos que podem te interessar.

Você também poderá gostar de ler: Fazer paisagismo em quintal pequeno também é possível; veja 5 sugestões simples e linda

Eu sou Norte Mineira, tenho 35 anos. Com formação na área da beleza e uma apaixonada pelos livros. Atualmente sou redatora e escrevo para o site ÉmaisMT. Para críticas ou sugestões, entre em contato. [email protected]