Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Três-marias (reprodução Canva Pro)
Três-marias (reprodução Canva Pro)

Cultivar a três-marias no quintal é garantia de beleza e sensação de tranquilidade; saiba tudo sobre ela

Salvador, 4 de julho de 2022, por Raíly Fortunato – Três-marias, santa-rita, buganvília: são as diversas denominações atribuídas à árvore do gênero Bougainvillea. São espécies trepadeiras utilizadas comumente em jardins e em decoração de ambientes devido ao seu caráter ornamental.  Originária da América do Sul, especificamente no território brasileiro, as três-marias são plantas rústicas, de fácil cultivo e floresce o ano todos nos meses mais quentes.

Portanto, descubra agora em nossa matéria tudo o que você precisa saber sobre as três-marias, incluindo a forma de realizar o plantio e todos os cuidados necessários com a planta. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe por dentro dessa linda espécie.

Características das três-marias

As três-marias são plantas trepadeiras exuberantes que podem atingir até 20 m de altura e 80 cm de diâmetro e possuem folhagens são simples e alternadas. Já as suas inflorescências podem ter tonalidades diferentes dependendo da espécie, que variam entre pétalas brancas, rosas, roxas, vermelhas, laranjas ou amarelas.

Ademais, as flores são pequenas e envolvida pelas brácteas, que são as três folhas coloridas que formam grandes cachos na extremidade dos ramos. Essas brácteas, por sua vez, são confundidas com as flores, mas são coisas diferentes.

O gênero das três-marias ou buganvília  é composta por inúmeras variedades. A Bougainvillea spectabilis possui flores pequenas que se agrupam em três, formando pequenos buquês e são as mais conhecidas no Brasil. Ademais, existe também a Bougainvillea glabra originária da região sul do país, em que suas brácteas possuem cores que variam entre lilás e rosa. Por outro lado, a Boungainvillea brasiliensis possui flores nas cores brancas e amarelas, com brácteas roxas.

Três-marias (reprodução Canva Pro)
Três-marias (reprodução Canva Pro)

Como realizar o plantio

Para plantar as três-marias é necessário primeiramente conseguir um galho semilenhoso de um pé já desenvolvido para formar a muda.  O solo para o plantio necessita ser leve, fértil, com boa drenagem para proporcionar o escoamento da água  e um pH levemente ácido, variando de 5,0 a 6,0 de acidez.

Ademais, é necessário cavar um solo com boa profundidade e adicionar fertilizante durante essa etapa do plantio. Para que a planta adquira o caráter de trepadeira,  indica-se o plantio das mudas próximas aos muros ou paredes.

Cuidados com a plantas

Apesar de ser uma planta rústica e de fácil cuidado, a espécie necessita de alguns cuidados básicos para que haja o desenvolvimento satisfatório. A iluminação precisa ser constante, com exposição direta à luz do sol, logo, realize o plantio em locais bem iluminados. Desda maneira, a rega também precisa ser regular, portanto, águe a sua planta em dias alternados e, para controlar a irrigação, aposte em um regador.

As três-marias têm preferências pela adubação orgânica, como o húmus de minhoca, esterco curtido, farinha de ossos, adubação com borra de café, adubando uma vez ao mês. Ademais, realiza-se a poda mensalmente também, dando formato à árvore, retirando os ramos e as folhas secas.

Por fim, nos do portal Agro Notícias esperamos que você agora saiba tudo sobre as três-marias e os cuidados essenciais para o desenvolvimento da espécie. Assim, que você possa optar por plantar a muda em sua casa, de modo a ter essa linda espécie trepadeira ornamentando seu quintal.

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.