São João do Paraíso, 04 de julho de 2022, por Ana Meireles – Decorar o ambiente com plantas como cactos coloridos é um conceito que, aparentemente, veio para ficar. Além de trazer beleza, pode ser terapia. Pensando nisso, separamos dicas excelentes dessas espécies para você.
Devido à sua beleza exótica, os cactos coloridos são amplamente utilizados como ornamento, principalmente, para quem não tem muito espaço, já que eles se desenvolvem muito bem em vasos. Para saber mais a respeito dessas preciosidades continue com a gente até o final deste artigo.
Quais são os cactos coloridos
Se você é daquelas pessoas que amam um toque divertido em seus canteiros e jardins, está no lugar certo. Veja a seguir as 3 espécies mais populares de cactos coloridos que a equipe do Agro Notícias, trouxe para te apresentar.
1.Gymnocalicium mihanovichii amarelo;
2.Gymnocalicium mihanovichii vermelho;
3.Gymnocalicium mihanovichii laranja.
Como cuidar
De antemão, entenda que essas espécies não possuem clorofila. Portanto, sua sobrevivência depende de outra. Por esse motivo elas são comumente enxertadas, uma vez que necessitam do hospedeiro para viver.
Sabendo disso, não deixe sua amiguinha exposta a sol pleno, porém, escolha um local iluminado para acomodá-la, afinal de contas a luz contribui com a fotossíntese e a floração. Dessa maneira, tanto a planta usada como base quanto a inquilina serão beneficiadas.
Por fim, mas não menos importante, saiba que a rega dever ser feita somente uma vez por semana ou quando o solo estiver seco. Além do mais, o substrato precisa ser específico para cactos e o vaso necessita de um sistema de drenagem eficiente para não apodrecer a raiz da planta.
Como fazer para ter cactos coloridos?
A princípio, é possível propagar os cactos coloridos em casa através do enxerto. Para isso, basta fazer um corte no meio do cacto que será o receptor. Em seguida, a espécie colorida escolhida também deverá receber um corte para retirar a flor ou a muda que será enxertada.
Feito isso, ajuste as plantas, de modo que os cortes tanto de uma como da outra fiquem em contato e prenda com elástico. Agora, é só manter os cuidados diários e aos poucos elas vão se incorporando uma à outra. Como resultado disso, você terá uma explosão de cores para deixar seu lar visualmente mais bonito e aconchegante por muito mais tempo.
Dica extra
Acima de tudo, não se esqueça de esterilizar com álcool o instrumento usado para fazer o corte nos cactos. Assim, não corre o risco de contaminar e adoecer sua plantinha e aumenta consideravelmente a chance do seu procedimento dar certo.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.