Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
desumidificador de ambientes
Vale a pena usa o desumidificador de ambientes? Respondemos para você agora mesmo / Fonte: Canva Pro

Vale a pena usar o desumidificador de ambientes? Respondemos para você agora mesmo

Novo Hamburgo, 8 de junho de 2022, por Jones Backes – Usar o desumidificador de ambientes é um hábito que divide opiniões, ou seja, há quem o defenda e quem o condene. Nesse caso, se você também tem dúvidas, continue com a gente e descubra quais os prós e os contras do uso desse aparelho.

No entanto, primeiramente, se você não é tão familiarizado com um desumidificador de ambientes saiba que esse aparelho controla a umidade do ar. Nesse sentido, ele atua reduzindo a umidade de ar que há em um determinado espaço. Desse modo, seu uso recomenda-se em locais com muita chuva e alta aquosidade no ar.

Assim, leia mais: Aprenda como tirar umidade da parede: aproveite e saiba os motivos pelos quais você deve fazer isso hoje mesmo

desumidificador de ambientes Vale a pena usa o desumidificador de ambientes? Respondemos para você agora mesmo / Fonte: Canva Pro
Confira os prós e os contras de utilizar desumidificador de ambientes em casa
Dessa forma, podemos chegar à conclusão de que o aparelho entrega certas vantagens, tanto para as pessoas quanto para a estrutura do local. Isso porque, conforme explica matéria do site istoÉ, de 27 de maio de 2022, ao reduzir a umidade, diminui-se também a possibilidade do surgimento de mofo nos móveis ou paredes. Somado a isso, ele também ajuda a evitar a proliferação de fungos e bactérias que, por sua vez, podem nos trazer problemas respiratórios.

Além do mais, o uso do desumidificador de ambientes também evita que as paredes fiquem úmidas, conservando, dessa maneira, sua sustentação. Do mesmo modo, o aparelho também contribui para preservar quadros, objetos e estruturas de ferro (evitando a ferrugem) e prevenir o bolor.

Contudo, se não usado da forma correta, ou em excesso, ele pode deixar o ar mais seco do que o ideal. Desse jeito, Fabiana Schiavon explica, em matéria publicada dia 13 de outubro de 2021 no site Veja, que a baixa umidade do ar pode causar efeitos negativos no nosso corpo, como o ressecamento das mucosas das vias aéreas, por exemplo. Aliás, o clima seco pode provocar irritação nos olhos e garganta, e até mesmo desidratação.

Portanto, confira também: Prepare uma infalível mistura para limpar mofo da parede e se livre de vez dessa praga
Como utilizar para diminuir os pontos negativos
Entretanto, isso não quer dizer que você deva abolir o uso do desumidificador de ambientes da sua vida. Não, não é isso. Porém, é preciso fazer o seu uso da forma correta para evitar os seus pontos negativos. Dito isso, se você mora em um local onde o clima está sempre seco, evite o seu uso. Na verdade, em locais com essas condições, recomenda-se o uso de umidificadores (que tornam o ar mais úmido).

Além disso, outra dica do Agro Notícias é escolher o tamanho do aparelho de acordo com o tamanho do cômodo no qual ele vai trabalhar. Em outras palavras, se os cômodos da sua casa são pequenos, opte por modelos menores. Por fim, para um melhor resultado com o uso do desumidificador de ambientes, lembre-se de fazer a sua limpeza de forma regular.

Ademais, leia também: Como consertar parede descascando em casa: confira essas dicas que te ajudarão com a tarefa