Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
adubo caseiro para orquídeas-Foto Canva Pro
adubo caseiro para orquídeas-Foto Canva Pro

Adubo caseiro para orquídeas florir o ano todo? Faça você mesmo! Veja duas dicas exclusivas e infalíveis

Montes Claros, 28 de junho de 2022, por Diego Rodrigues – Você já deve ter se perguntado se seria possível estimular a floração de uma orquídea. Pois, a resposta é sim! E é por isso que, neste post, vamos te ensinar como fazer um adubo caseiro para orquídeas florir. Desse modo, você poderá ter flores o ano todo sem ter que gastar com fertilizantes caros e ineficientes.

Afinal, como funciona o adubo caseiro para orquídeas florir? Em suma, os componentes do fertilizante orgânico que ensinaremos a seguir, oferecem os nutrientes específicos para a floração da espécie. Portanto, ao absorver maiores quantidades dessas substâncias, a planta passará a produzir mais e aumentará o período da floração. Ou seja, você terá o tão sonhado espetáculo de cores e perfumes em seu quintal.

Veja também: Nem cactos nem suculentas! Conheça 4 plantas perfeitas para varanda com sol e conquiste o tão sonhado cantinho verde
Como fazer adubo caseiro para orquídeas florir
Em artigo publicado por Mariana Conte, em 06 de setembro de 2018, no site Casa Vogue, a paisagista Gabriela Pileggi afirma que nutrientes como cálcio, potássio e vitamina E, estimulam a floração das plantas. Aliás, a especialista afirma que restos de alimentos como cascas de frutas, borra de café e cascas de ovos, são grandes fontes desses nutrientes.

adubo caseiro para orquídeas-Foto Canva Pro adubo caseiro para orquídeas-Foto Canva Pro
1. Adubo caseiro com borra de café
Primeiro, dilua 3 colheres de sopa de borra de café (sem açúcar) em 1 litro de água. Em seguida, coloque a solução em uma garrafa PET e deixe descansar por uma semana. Após isso, passe o produto para um borrifador e fertilize o solo. A borra do café é uma grande fonte de nitrogênio e carbono, porém, o Agro Notícias ressalta que não se deve aplicar o produto puro na planta.

Saiba mais: Aprenda como cuidar do lírio-da-paz de uma vez por todas: tenha sucesso absoluto com estas dicas infaliveis
3. Fertilizante caseiro com água de coco, banana e canela
Este fertilizante caseiro irá fornecer uma grande quantidade de fósforo, potássio e cálcio à sua orquídea. Portanto, leve 1 litro de água ao fogo e, quando levantar fervura, adicione 100 ml de água de coco e 1 colher (sopa) de mel. Misture por cerca de 3 minutos até homogeneizar e acrescente 1 canela em pau e uma xícara de cascas de bananas picadas. Por fim, deixe em cozimento por 10 minutos e pronto, coe e deixe esfriar!
Como aplicar nas orquídeas
Antes da aplicação, dilua ½ copo do adubo caseiro para orquídeas em 200 ml (1 copo ) de água filtrada. Então, primeiro molhe o substrato, ou a terra do vaso, e despeje o adubo em volta da planta. Ou seja, sempre que quiser fizer a adubação, umedeça o solo para que os nutrientes penetrem até as raízes da orquídea.

Você também pode gostar: Procurando plantas ornamentais para interiores? Conheça 4 espécies fáceis de cuidar e que combinam com qualquer ambiente

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.