Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como cultivar morango-Foto Canva Pro
como cultivar morango-Foto Canva Pro

Guia completo: aprenda como cultivar morango em vaso do jeito certo

Montes Claros, 05 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Sabia que dá para aprender como cultivar morango em vaso em menos de 20 minutos? Saiba que além de rápido, o processo não requer experiência e não oferece nenhuma dificuldade. Sendo assim, siga as orientações e veja como é simples ter a fruta sempre a sua disposição.

Aprender como cultivar morango em vaso é uma ótima opção para quem deseja ter uma hortinha em casa, mas não dispõe de muito tempo e espaço. Além disso, não é segredo que o consumo de frutas sem agrotóxicos faz muito bem à saúde. Portanto, separe um cantinho de meia-sombra em sua varanda e vamos começar.

Como cultivar morango em vaso

Assim como a qualidade da terra, a escolha do vaso é fundamental para o sucesso no cultivo do morango. Por isso, o Agro Notícias recomenda adquirir um recipiente com, no mínimo, 30 centímetros de profundidade e 6 furos para escoamento. Além disso, o vaso deve conter as alças de suspensão, já que os ramos do morango tendem a se pender com o tempo.

como cultivar morango-Foto Canva Pro
como cultivar morango-Foto Canva Pro

Preparando o solo para o plantio

Assim como qualquer planta frutífera, o morango necessita de um solo rico em nutrientes para se desenvolver. Dessa maneira, você pode adquirir substrato para plantas frutíferas em lojas especializadas ou fazer uma mistura com terra vegetal, areia e esterco de gado. Após isso, preencha o vaso com o solo preparado.

Como plantar o morango

O cultivo do morango através de sementes já processadas é o mais recomendado, principalmente para quem está iniciando. Desse modo, com os grãos em mãos, faça covas de 8 cm de profundidade (nas laterais do vaso) e plante uma semente em cada. Mantenha 15 cm de distância entre as plantas. Em seguida, pendure o vaso em um local de meia-sombra, onde os brotos recebam no máximo, 4 horas de luz direta do sol, de preferência, do sol da manhã.

como cultivar morango-Foto Canva Pro
como cultivar morango-Foto Canva Pro

Cuidados após o cultivo e colheita

Enquanto os brotos não se tornarem mudas, faça uma rega por dia para manter o solo parcialmente úmido. Porém, quando a planta atingir cerca de 15 cm de altura, reduza o intervalo para 3 regas semanais. Assim, colocando essas dicas de como cultivar morango em vaso em prática, no próximo inverno você já poderá colher vários frutos. Como se trata de uma espécie perene, após a frutificação, realize uma poda no morango e continue os cuidados.

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.