Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
O que plantar na lua nova? Vejas as principais opções para esta e outras fases lunar
O que plantar na lua nova? Vejas as principais opções para esta e outras fases lunar / Reprodução: Canva Pro

O que plantar na lua nova? Vejas as principais opções para esta e outras fases lunar

Maringá, 6 de junho de 2022, por Denise Watanabe — As fases da lua, na antiguidade, eram um assunto místico, pois não havia o correto entendimento de sua influência sobre a Terra. Todavia, após estudos da astronomia, muitos mistérios foram desvendados. Então, hoje aqui no Agro Notícias você vai aprender um pouco mais sobre o assunto e quais as melhores escolhas para plantar durante o período de lua nova.

As fases da lua tem duração de, aproximadamente, uma semana. Deste modo, cada período influencia o planeta de uma forma diferente. Então, a lua nova ocorre durante o alinhamento da lua com a Terra. Entre as influências que se pode observar está o poder da fase lunar sobre o plantio. Assim, vale a pena entender o que, quando e porque plantar determinados cultivos em determinadas épocas.

Veja mais sobre: 3 flores para você plantar na lua minguante e aproveitar um ótimo cultivo

O que plantar na lua nova? Vejas as principais opções para esta e outras fases lunar O que plantar na lua nova? Vejas as principais opções para esta e outras fases lunar / Reprodução: Canva Pro
O que plantar na lua nova?
As fases da lua influenciam diversos ambientes e fatores terrestres, e isso inclui a agricultura. Sendo assim, é a força da gravidade e a posição em relação ao Sol que induz os ciclos das plantas. Ou seja, estes fatores podem interferir na quantidade de seiva que sobe da raiz até as folhas, do mesmo modo que a incidência de luz solar interfere na germinação das sementes.

Como a lua nova é um período de alinhamento entre a lua, a Terra e o Sol, a força da gravidade é maior. Sendo assim, os nutrientes são puxados com mais força para o caule. Neste sentido, é um bom período para plantar árvores para produção de madeira e outras com troncos largos e altos. Além de alguns vegetais, como almeirão, couve e espinafre, conforme indicado no artigo publicado pela Petz em 10 de fevereiro de 2022.

Você pode gostar também: O que plantar em cada fase da Lua? Entenda como as fases lunares influenciam em sua hortinha em casa
O que se planta em cada fase da lua?
Apos o período da lua nova, tem-se início o período da lua crescente. Isto é o satélite começa a ficar mais iluminado pelo Sol e a força da gravidade em relação à terra diminui. Sendo assim, o alimento das plantas ainda continua a subir. Neste caso, é uma boa época para plantar berinjela, tomate e quiabo, por exemplo.

Na próxima fase, da lua cheia, retoma-se o alinhamento entre o Sol e a Terra. Do mesmo modo, esse é também o ápice de fertilidade da lua. Ademais, a seiva já está no topo dos alimentos. Desse modo, é ideal para plantações de alface, repolho e flores em geral.

Por fim, a lua minguante não tem nenhum alinhamento, portanto, não há muita luz sob ela e nem gravidade. Nesse caso, é o período de plantar raízes, como cenoura, rabanete e beterraba.
Qual a melhor lua para o plantio de hortaliças
Cada fase lunar influencia o planeta de alguma forma. No mesmo sentido, influencia, tantos os mares, quanto as plantações. Visto isso, pode-se dizer não haver melhor lua para plantação de hortaliças no geral. Todavia, é preciso verificar qual a melhor fase para cada alimento a ser plantado.

Agora, você já sabe o que plantar durante o período da lua nova e também nas demais fases da lua. Sendo assim, escolha as hortaliças que mais gosta e verifique no calendário a melhor data para o plantio.

Saiba mais: O que planta na lua nova? Ervas e hortaliças indicadas para essa fase lunar

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.