Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Flores para você plantar na lua minguante - Reprodução: Pixabay
Flores para você plantar na lua minguante - Reprodução: Pixabay

3 flores para você plantar na lua minguante e aproveitar um ótimo cultivo

Bragança Paulista, 27 de maio, por Caio Silveira – Você sabia que a fase da lua influencia na plantação? Mas, como saber o que deve ser cultivado? A boa notícia é que o Agro Notícias sabe quais são as melhores espécies, e se preparou para te dar todas essas informações. Portanto, saiba agora três espécies de flores para você plantar na lua minguante.

Na realidade, durante a fase da lua minguante, o correto é não abusar do plantio. Ou seja, você não pode plantar muitas flores, raízes ou verduras e precisa aumentar o cuidado na plantação. Isso de acordo com a reportagem de Thuany Coelho para o Globo em 19 de novembro de 2014. Portanto sabendo disso, veja agora as flores para você plantar na lua minguante.

Assim, leia também: Veja 5 espécies de folhas de árvores frutíferas para fazer chá

Flores para você plantar na lua minguante - Reprodução: Pixabay Flores para você plantar na lua minguante – Reprodução: Pixabay
Pode plantar flor na lua minguante?
Sim, você pode plantar flores durante a lua minguante. Porém, não é muito recomendado. Isso porque, nessa fase, a influência que a lua exerce na Terra é baixa. E, por causa disso elas não ficam alinhadas junto do sol, logo, a luminosidade e a gravidade são menores.

Assim, a gravidade da Terra terá uma influência maior, já que ela não está “em competição” com a da Lua. Por essa razão, a seiva tem mais dificuldade de subir para o caule, e fica mais concentrada nas raízes. Se, mesmo assim, você quiser plantar algumas flores, veja algumas recomendações a seguir.

Amarílis: resiste bem ao clima tropical e pode chegar a ter meio 50 cm de altura. Muitas noivas utilizam para colocar no buquê. E pode ser branca, amarela, rosa, vermelha ou laranja;
Lírios: muito delicada, bonita e com um perfume incomparável. Pode ser dividida em Oriental (com 1,2 m de altura), Asiática (50 cm de altura) e Longiflorum (1,2 m também);
Gladíolos: também pode ser chamada de Palma dependendo da sua região. Vem em várias cores diferentes como, por exemplo, amarelo, laranja, verde, vermelho ou rosa. E sua altura máxima vai até 100 cm.

Portanto, leia também: Veja qual é a melhor grama para quintal da sua casa
O que se planta na lua minguante?
Agora que você já sabe que não é tão recomendado plantar flores na lua minguante, o que pode ser cultivado? Dê preferência para tubérculos e raízes, pois esses nascem debaixo da terra. Confira alguns exemplos do que pode ser plantado na fase minguante da lua.

Batata;
Inhame;
Rabanete;
Cenoura;
Beterraba;
Nabo;
Cebola.

Lua nova é boa para plantar flores?
Na fase da lua nova, as forças gravitacionais da Terra, do Sol e da Lua também estão totalmente alinhados. E isso faz com que suas forças gravitacionais sejam somadas. Assim, a seiva das raízes é “sugada” para cima em direção ao caule.

Logo, a Lua nova é sim uma boa fase para se plantar flores. Inclusive não só flores, mas também diversos tipos de verduras, raízes e frutas, pois esse período é ótimo para isso. Até mesmo árvores cujo intuito é apenas gerar madeira se beneficiam da lua nova, pois elas vão crescer mais fortes.

Enfim, muita informação nova e legal foi ensinada nesse texto, não é mesmo? Então, que tal mandar ele para seus amigos e familiares saberem as flores para você plantar na lua minguante também?

Ademais, leia também: Veja como fazer mudas de acerola pela semente e estaquia

Tem 27 anos, adora filmes, séries, música e futebol. Além de escrever, é claro. Trabalha como redator, revisor e tradutor inglês-português.