Montes Claros, 3 de julho de 2022, por Diego Rodrigues – As escolha das plantas erradas pode frustrar quem planeja montar o próprio jardim interno. Nesse sentido, hoje vamos mostrar que, quando se trata de espécies exóticas e robustas, a palmeira ráfis é uma das melhores opções. Aliás, ela é fácil de cuidar e não requer podas frequentes, fertilização ou regas constantes.
A palmeira ráfis, ou ráfia, é originária do continente asiático, mais precisamente da China. As cores, os troncos finos e o formato de suas folhas são o que mais chamam atenção na espécie. Além disso, a espécie se adapta muito bem ao cultivo em vasos e ambientes fechados. Por isso, é ideal para para compor a decoração de apartamentos, escritórios e salas comerciais.
Como cuidar da palmeira ráfis
Se cultivada diretamente no chão, a palmeira ráfis pode chegar aos 4 metros de altura facilmente. Por outro lado, o tamanho do vaso determina o tamanho da planta. Muitos não sabem, mas a espécie do gênero feminino produz pequenos frutos em sua base. Eles podem ser retirados cum cuidado e transplantados para um novo recipiente.
Qual o melhor vaso para palmeira ráfis?
Na hora da escolha do vaso, leve em consideração que se trata de uma espécie pesada e que produz bastante raízes. Desse modo, uma sugestão seria usar vasos feitos em cimento, e que contenha, no mínimo, 30 cm de profundidade. Aliás, nós do Agro Notícias recomendamos colocar pedriscos no fundo do recipiente, para auxiliar na drenagem da água.
Sobre a terra e a rega
A ráfia não é exigente quanto à qualidade do solo e, portanto, misturar um pouco de terra vegetal e areia já é suficiente. Já sobre a rega, não é necessário fazer mais do que uma rega por quinzena. Sim, por ser da mesma família do coqueiro, esse tipo de palmeira prefere longos períodos sem água.
Palmeira ráfis com folhas manchadas, o que fazer?
Ao perceber que a palmeira ráfis apresenta folhas com aspecto queimado ou manchado, faça uma poda retirando essas partes, para que elas não roubem os nutrientes das outras. No entanto, fatores como o excesso de água e a exposição ao sol também podem causar o problema, portanto fique atento!
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.