Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pintar a cerca do jardim: faça você mesmo com esse passo a passo que criamos para facilitar, veja (Reprodução: Pexels)
Pintar a cerca do jardim: faça você mesmo com esse passo a passo que criamos para facilitar, veja (Reprodução: Pexels)

Pintar a cerca do jardim: faça você mesmo com esse passo a passo que criamos para facilitar, veja

Salvador, 30 de maio de 2022, por Elen Camila — Manter o jardim bonito e organizado é fundamental para que o ambiente aparente conforto e bem-estar. Para isso, uma boa pintura na cerca pode ajudar bastante na aparência do local. Além de tornar a residência mais bonita, a pintura também auxilia na maior resistência da cerca a ventos e temporais. Pensando nisso, nós do Agro Notícias separamos um espaço para te ensinar a como pintar a cerca do jardim.

Você pode construir uma cerca de metal ou de madeira, ou ainda, explorar a criatividade com outros materiais. De qualquer maneira, pintar a cerca do jardim vai te ajudar na manutenção do seu cercado. Pintando da maneira ideal, se a sua cerca for de metal, a pintura irá proteger o metal da corrosão pela oxidação com o ar. E, se for de madeira, ajuda no reforço para que a madeira suporte maiores quantidades de chuva, por exemplo.

Leia mais: Como fazer a cerca viva crescer rápido e qual o momento ideal para podar, confira

Pintar a cerca do jardim: faça você mesmo com esse passo a passo que criamos para facilitar, veja (Reprodução: Pexels) Pintar a cerca do jardim: faça você mesmo com esse passo a passo que criamos para facilitar, veja (Reprodução: Pexels)
Por que pintar a cerca de jardim?
É importante que identifique de que material é feito a sua cerca, pois se for de metal, a exposição com o gás oxigênio do ar ocasiona em uma reação química denominada oxidação, na qual o ferro entra em contato com o oxigênio, ocasionando em óxido de ferro, conhecido como ferrugem. Embora a ferrugem seja o óxido mais conhecido, isso pode ocorrer para a maioria dos metais.

A ferrugem não é um bom agregado para a sua cerca. Por isso, sempre que puder escolha o aço inox, ele possui esse nome, pois é inoxidável, ou seja, não irá criar óxido em sua superfície. Porém, sabemos que o aço inox é mais caro do que os outros metais mais comuns, dessa forma, pintar a sua cerca de jardim pode ser o que faltava para dar aquela proteção extra.
Como pintar cerca de jardim?
Pensando os benefícios da pintura, o site Wiki How publicou uma matéria abordando como pintar a cerca de jardim. Para isso, siga os seguintes passos:

Reserve um tempo para pintar a cerca, ela precisa ser pintada em intervalos regulares, e por isso, é bom que observe quando há a necessidade de pintar novamente;
Prepare a área ao redor da sua cerca. Para isso, é importante que corte a vegetação que está crescendo na cerca ou ao seu redor.
Se não quiser fazer muita sujeira, pegue um pano e coloque no chão onde a tinta pode cair enquanto você pinta;
Para cercas de madeira, se ela for previamente tratada, lixe a mesma para que fique em madeira crua e retire qualquer produto que esteja na superfície;
Para cercas de ferro ou de metal, utilize uma escova de aço para retirar a ferrugem e lixe com uma lixa média até a superfície estar limpa de ferrugem e lisa;
Após lixar, limpe os resíduos com um pano limpo;
Utilizando uma fita, isole as partes que você não deseja pintar, como o puxador da cerca;
Escolha uma boa tinta para a sua cerca, essas tintas possuem proteção contra a grande variação térmica.

Veja também: Qual o melhor tipo de planta para cerca viva? Opção para usar em seu quintal de baixo custo, confira
Qual a melhor tinta para pintar a cerca?
Para escolher a tinta ideal para sua cerca, é importante que observe qual seja o material dela. A tinta acrílica pode ser uma boa escolha, sendo muito durável, mas é possível que seja necessário aplicar um primer (selador). Já o verniz acrílico precisa ser aplicado na madeira e geralmente não necessita de uma camada de selador, ele deixa a madeira mais brilhante e pode ser reaplicado mais facilmente.

Se você deseja outras opções de tinta para pintar a cerca do jardim, a tinta epóxi automotiva pode ser uma opção. Ela é bastante durável e requer poucos passos, contudo, você precisará ainda de um endurecedor para misturar com a tinta, além de grande disponibilidade de tempo. Caso você deseje pintar um portão ou cerca de ferro, aplicar apenas um esmalte pode ser suficiente.

Em seguida, veja: Qual o benefício do uso da touca de cetim? Veja mais sobre esse novo aliado da beleza