Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
fitônia-Foto Canva Pro
fitônia-Foto Canva Pro

Planta fitônia, perfeita para decoração de apartamentos e jardins exóticos: aprenda como cultivar

Montes Claros, 4 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Também conhecida como planta mosaico, a fitônia é originária do Peru. Ela é de fácil cultivo e não exige manutenção constante. Entretanto, a sua aparência é que chama atenção de fato, pois, basta olhar para perceber que se trata de uma espécie exótica. Portanto, veja os cuidados necessários para manter a planta sempre bela.

A fitônia se desenvolve muito bem em vasos pequenos, pois atinge no máximo 15 centímetros de altura. Seus galhos com folhas repletas de nervuras se espalham formando um lindo enfeite, que mais parece um mimo de mesa de centro. Aliás, há quem acredite que a planta mosaico é capaz de atrair luz e alegria para o ambiente. Sendo assim, aprenda como cultivar e inspire-se!

Como cuidar da planta fitônia

Na natureza, existem dois grupos de fitônia disponíveis, que são: verschaffeltii e a argyroneura, contudo, a forma de cultivo é a mesma. A principal diferença entre as espécies é a coloração das folhas. Ou seja, o primeiro grupo apresenta cores rosadas e avermelhadas, já o segundo, folhas na coloração verde escuro, com veias brancas.

fitônia-Foto Canva Pro
fitônia-Foto Canva Pro

A fitônia dá sinais de que não está feliz?

Sim. Essa espécie é extremamente expressiva, isso é, ao observar que suas folhas estão caídas e sem brilho, troque a planta de lugar. Assim, da mesma  forma que ela dá sinais de desgosto, um lugar novo também fará com que ela demostre sua satisfação. Em suma, elas gostam de muita iluminação, mas sem o contato direto com o sol. Assim, o local ideal seria próximo a janelas ou em uma varanda.

fitônia verschaffeltii-Foto Canva Pro
fitônia verschaffeltii-Foto Canva Pro

Solo e rega

Uma terra bem adubada já é o suficiente para a planta se desenvolver bem. Desse modo, não é necessário adubar o solo mais que uma vez ao ano. Esse é, inclusive, um atrativo da planta para quem deseja plantas mais fáceis de cuidar. Além disso, não é preciso regar diariamente. Assim, faça a irrigação a cada 2 dias, ou quando o solo estiver totalmente seco ao toque.

fitônia argyroneura-Foto Canva Pro
fitônia argyroneura-Foto Canva Pro

Retire a flor da fitônia

A fitônia produz uma flor que não tem valor ornamental e serve apenas para sugar os nutrientes da planta. Então, assim que o botão se abrir, corte e descarte-o imediatamente. O Agro Notícias lembra que a mosaico não se dá muito bem como ar condicionado e, portanto, esta é a única ressalva no cultivo da planta.

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.