Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Conheça 3 espécies de plantas que não precisam de terra e veja como cultivá-las - Foto: Pexels
Conheça 3 espécies de plantas que não precisam de terra e veja como cultivá-las - Foto: Pexels

Conheça 3 espécies de plantas que não precisam de terra e veja como isso é possível

Quatis, 12 de junho de 2022, por Denise Bamonte – Quando pensamos em plantas, em seguida vem à nossa cabeça a palavra terra. Contudo, o que nem todo mundo sabe é que nem sempre a terra é necessária. Por isso, hoje, no Agro Notícias, para surpresa de muitas pessoas, veremos algumas plantas que não precisam de terra, adubo ou substrato para sobreviver.

Se ficou curioso com o fato, continue lendo a matéria. Afinal, realmente existem algumas espécies de plantas que não precisam de terra. Contudo, outros cuidados são necessários. Por isso, confira a seguir quais são essas ações que precisam ser adotadas nesse caso.

Veja também: Quer dar mais vida ao quintal? Conheça essas 3 plantas coloridas que vão te ajudar nessa tarefa

Conheça 3 espécies de plantas que não precisam de terra e veja como cultivá-las - Foto: Pexels Conheça 3 espécies de plantas que não precisam de terra e veja como cultivá-las – Foto: Pexels
Quais plantas não precisam de terra?
De acordo com matéria do site Casa Vogue, por Luiza Queiroz, em 18 de fevereiro de 2021, essa espécie é conhecida como air plants, ou seja, plantas de ar, e existem mais de 500 tipos diferentes. Nesse sentido, o nome tem a ver com o fato de as plantas ficarem pendentes no ambiente.

Assim, normalmente se encontram dentro de vasos de vidro que permitem a iluminação e ficam apoiadas em troncos que as alimentam. Portanto, são plantas que não precisam de terra ou drenagem, proporcionando praticidade no dia a dia.
Bromélia tillandsia tricholepis
Essa espécie, de porte bem pequeno, tem uma semelhança na sua aparência com as populares suculentas. Embora seja muito resistente, gosta de bastante umidade e iluminação, então, é necessário considerar esses dois fatores. Ela é cultivada na América do Sul, sendo facilmente encontrada no nosso país nas regiões do Sudeste.
Tillandsia pohliana
Em relação a porte, essa espécie é maior que a anterior e suas folhas são em um tom mais amarelado ou acinzentado. No entanto, a cor das folhagens pode mudar de acordo com a incidência de luz. Alem disso, também é muito resistente e não precisa de irrigação frequente.

Leia: O que acha de uma parede de plantas no quintal? Apaixone-se por essas super dicas
Tillandsia caput medusae
Esse tipo de air plant possui uma beleza singular, com uma aparência aveludada e tons vermelhos. Entretanto, não se adapta bem a climas frios, por isso, não é indicada para regiões com baixas temperaturas. Por fim, vale ressaltar que é mais conhecida como cabeça de medusa ou planta polvo.

Agora que você já sabe que existem plantas que não precisam de terra, que tal incorporar essa espécie à sua coleção? Se gostou do assunto, não deixe de compartilhar esta matéria com os amantes de plantas exóticas.

Confira também: Três plantas para banheiro muito usadas por paisagistas; mude a cara do ambiente