Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantas para pergolados externos-Foto Canva Pro
Plantas para pergolados externos-Foto Canva Pro

Plantas para pergolados externos: conheça as 4 opções mais indicadas pelos paisagistas

Montes Claros, 05 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- A função das pérgolas vai muito além de conferir uma bela decoração ao ambiente. Em conjunto com alguns vegetais, a estrutura pode fornecer um espaço de sombra natural ao ar livre. Nesse sentido, hoje vamos mostrar as 4 espécies de plantas para pergolados externos mais indicadas pelos paisagistas.

Quando pensamos em plantas para pergolados externos, logo lembramos de algum tipo de trepadeira, como a lágrimas-de-Cristo. Na realidade, são ótimas opções mesmo. Contudo, até mesmo espécies frutíferas como o maracujá silvestre e a uva são alternativas que vão deixar o ambiente mais agradável e com aquele toque de natureza. Veja mais opções!

4 espécies de plantas para pergolados externos

Plantas para pergolados externos-Foto Canva Pro
Plantas para pergolados externos-Foto Canva Pro

Antes de cultivar uma planta, veja se há solo fértil e espaço suficiente para o crescimento das raízes. Além disso, leve o clima da sua região em consideração, pois a maioria das espécies que mostraremos agora necessitam de luz direta do sol para se desenvolverem. Feito estas considerações, veja a primeira super dica.

1. Alamanda

Alamanda-Foto Canva Pro
Alamanda-Foto Canva Pro

A alamanda está posta como sendo uma das melhores plantas para pergolados. Ela produz lindas flores amarelas e tem crescimento rápido em regiões quentes. Em suma, sol pleno e solo úmido-arenoso já são o suficiente para o cultivo. Contudo, é preciso dizer que esta espécie pode oferecer algum risco a animais domésticos, pois tem baixa toxicidade.

2. Trepadeira jade

Jade-Foto Canva Pro
Jade-Foto Canva Pro

A trepadeira jade é uma planta perene, cujos galhos pendentes podem chegar a 1,20 metros de comprimento. Aliás, a espécie também solta cachos de flores ao longo de suas folhagens grossas. Entretanto, é a poda feita durante o inicio do verão que garante a sua floração e beleza.

3. Amor-agarradinho

Amor-agarradinho-Foto Canva Pro
Amor-agarradinho-Foto Canva Pro

Muito apreciada por abelhas, besouros e beija-flores, a planta produz muitas flores perfumadas nos tons verde-claro ou branco. Além disso, a planta tem uma das florações mais longas e resistentes entre as trepadeiras e é muito fácil de cultivar.

Sete-léguas-Foto Canva Pro
Sete-léguas-Foto Canva Pro

4. Trepadeira sete-léguas

A trepadeira sete léguas compõe a nossa lista de plantas para pergolados externos por um motivo muito especial. Ela, além de linda, suporta desde climas amenos, a regiões de altas temperaturas. Além disso, produz singelas flores na coloração rosa ou lilás.

No entanto, o Agro Notícias lembra que a estrutura para ela deve ser bem reforçada, para suportar o peso da planta. Agora, com isso, você ja sabe tudo que precisa para iniciar o seu cultivo.

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.