Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
lavar o cabelo quando está com febre
Lavar o cabelo quando está com febre- Foto: Pexels

Pode lavar o cabelo quando está com febre? Responda à essa duvida de uma vez por todas

Salvador, 11 de junho de 2022, por Gabriela Soares – O Agro Notícias vai te apresentar hoje uma resposta para uma dúvida muito frequente. Será que lavar o cabelo quando está com febre faz algum mal à saúde ou piora o estado febril? Veja a resposta para a sua dúvida aqui. Após a leitura, partilhe tudo o que aprender aqui com as pessoas que conhece.

Muitas vezes, quando sentimos febre, o senso comum indica um bom banho frio, molhando a cabeça com essa água gelada. Mas, será que esse processo realmente abaixa a temperatura? Em caso de resfriados, lavar o cabelo quando está com febre é útil? Continue a ler para saber mais.

Leia em seguida: Como tirar tinta de cabelo da pele urgente com produtos que você tem em casa

lavar o cabelo quando está com febre Lavar o cabelo quando está com febre- Fotos: Pexels
É recomendado lavar o cabelo quando se está com febre?
De acordo com Vanessa Sardinha, em parceria com o Brasil Escola, a febre pode ser um indicativo de que algo não está correto no seu organismo. Assim, geralmente ela é acompanhada de alguma bactéria, vírus ou algo do tipo. Portanto, assim que senti-la, é importante que vá ao médico o quanto antes para investigar a fonte da febre. Quanto ao banho frio para abaixar a temperatura corpórea, trata-se de mito. O banho frio na verdade faz com que haja constrição vascular, e isso leva ao aumento da conservação de calor.

Então, não é recomendado que você lave o cabelo, principalmente com água fria. O banho em si, morno, apenas reduz ente 0,2ºC e 0,4ºC. Sendo pouquíssima a variação e correndo o risco de deixar a pessoa com mais frio e desconfortável, não é uma medida indicada. O método de abaixar a temperatura é muito temporário, o que segura o efeito por pouco tempo. Desse modo, veja a seguir o que realmente se deve fazer em casos de febre.

Ademais, veja também: 3 dicas práticas sobre como clarear o cabelo sem descolorir: tenha lindos fios claros sem danificá-los
O que realmente deve-se fazer em casos de febre
Em casos de aumento de temperatura, além de ir ao médico ver a fonte do problema, você pode tomar medidas para amenizar a situação. Por exemplo, evitar comer ou tomar comidas e bebidas muito quentes ou apimentadas. Para além disso, evite comer coisas com muito açúcar, como chocolates e afins. Ao contrário, opte por frutas como maçã e banana.

Você também pode deixar o seu ambiente ventilado e arejado, e ficar longe de cobertores. Agora você já sabe que não deve lavar o cabelo quando está com febre e aprendeu algumas dicas do que fazer nesses casos. Portanto, não deixe de partilhar o que aprendeu, para que todos possam se informar a respeito.

Todavia, não deixe de ler: Como acabar com frizz no cabelo ondulado: seu salão não vai gostar que você descubra essa técnica

Nascida em Salvador, Bahia, desde jovem muito curiosa e apaixonada pelo conhecimento, amante de livros, estudante de técnico em química e engenharia química no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.