Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
benefícios da pitanga (Reprodução Canva Pro)
benefícios da pitanga (Reprodução Canva Pro)

Por que comer pitanga? Conheça os incríveis benefícios dessa fruta regional brasileira

Foz do Iguaçu, 14 de maio de 2022, por Igor Queiroz – O assunto de hoje, no Agro Notícias, certamente, é sinônimo de infância para milhares de brasileiros. De forma geral, a pitangueira é muito comum em regiões interioranas, fazendas e chácaras. E não somente por isso, além do sabor, os benefícios da pitanga são alvos de cientistas, médicos e nutricionistas.

A Eugenia uniflora, ou simplesmente pitanga, é vermelha, carnosa, saborosa e nutritiva. Além da clássica cor vermelha, pode ser encontradas nas variações amarela, laranja e até preta. Cada vez mais, cientistas pesquisam suas propriedades visando descobrir mais funcionalidades nutricionais. Dessa forma, que tal falarmos um pouco do que se conhece dos benefícios da pitanga? Vamos nessa?

Portanto, confira: Aprenda a fazer cenoura em conserva e conheça os benefícios desse alimento para a saúde
Como encontrar pitanga?
Em suma, não é difícil encontrar essa deliciosa fruta vermelha. Ainda, na realidade brasileira, a fruta é facilmente encontrada em quitandas, feiras ao ar livre, mercadões regionais e até nas margens de algumas rodovias. Por amadurecer rápido, é comum encontrar pitangas congeladas para se comprar.

benefícios da pitanga (Reprodução Canva Pro) benefícios da pitanga (Reprodução Canva Pro)

Caso prefira, pode encontrá-la em forma de geleia natural. Como pode perceber, não existem muitas desculpas para deixar de aproveitar os benefícios da pitanga. Atente-se, ainda, aos produtos industrializados. Nem todos são saudáveis e recomendados. Vale, assim, checar os rótulos e observar as quantidades de aditivos.

Confira, também: Panela De Pressão De Uma Forma Jamais Vista; Aprenda A Utilizar Em Um Deliciosa Receita Com Macarrão
Quais as propriedades da pitanga?
As propriedades da pitanga são numerosas. Isso porque, de forma especial, sua composição nutricional é muito bem harmonizada. Nesse norte, resumidamente, a fruta é rica em cálcio, fósforo, magnésio, flavonoides, antocianinas, carotenoides e na vitamina C.

Isso tudo, na prática, se resume em um elevado poder antioxidante. Não à toa, é o mais desejado dos benefícios da pitanga. Todavia, falando das propriedades, a fruta é rica em diversas vitaminas. Desde a vitamina C, acima citada, temos vitaminas do complexo B, vitamina A, dentre outras.

Portanto, confira: Como plantar um pé de feijão; aprenda o passo a passo para cultivar do jeito certo
Os reais benefícios da pitanga
Primeiramente, destaca-se seu baixo teor calórico. Acredite se quiser, a cada 100 gramas de pitanga, apenas 10 gramas são de carboidratos. Ou seja, é muito nutriente para pouca caloria. Assim, para quem deseja emagrecer e não perder saúde no processo, a pitanga é muito indicada.

Em segundo lugar, a pitanga é ótima para seu coração. Os já mencionados carotenoides são protetores naturais. Na prática, reduzem, de forma substancial, a possibilidade de cardiopatias. Seguindo, em terceiro lugar, outro fator importante é a imunidade. Segundo Cecília Nery, em 10 de janeiro 2022 para o site da UOL, a presença das vitaminas C e A são essenciais para as nossas proteções naturais.
Potencial anti-inflamatório da pitanga
Inflamação, em geral, é um processo natural e benéfico quando agudo. Todavia, a inflamação permanente é, sumariamente, maléfica. Muitas doenças trabalham por meio da inflamação crônica. Assim, o consumo regular da pitanga, por seu teor antioxidante, ajuda a combater quadros inflamatórios constantes.

Por consequência, essa propriedade anti-inflamatória, se reflete em todos os sistemas. Assim sendo, quanto menor a expressão inflamatória, melhor a pele, a visão, a força, a disposição. Concluindo, os benefícios da pitanga são, comprovadamente, um alento à saúde.

Confira: Benefícios Da Banana Que Muitos Desconhecem; Fruta Extremamente Rica Em Nutrientes, Veja