Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Preparar a terra para plantar alface( Reprodução Canva)
Preparar a terra para plantar alface( Reprodução Canva)

É preciso preparar a terra para plantar alface? Descubra agora mesmo!

Curitiba, 28 de maio de 2022, por Caroline Fortunato- Ter alface fresquinho sempre à disposição em casa é uma maravilha. Mas, você sabe preparar a terra para plantar alface? Por mais que seja uma hortaliça fácil de ser cultivada, ela precisa de alguns cuidados., já que ela tem algumas preferências na hora do cultivo.

Entretanto, não precisa se preocupar. Afinal, ensinaremos passo a passo como preparar a terra para planta alface. Assim você não corre o risco de perder a sua hortaliça por falta de cuidado. Além disso, com as ações corretas você garante um desenvolvimento saudável e efetivo.

Confira também: Cinzas realmente funcionam de adubo? Veja a forma mais prática de reforçar a saúde das suas plantinhas

Preparar a terra para plantar alface( Reprodução Canva) Preparar a terra para plantar alface( Reprodução Canva)
Quais cuidados tomar ao plantar alface?
Essa hortaliça está nas mesas de várias pessoas ao redor do mundo, fazendo parte da sua alimentação. O Casa Agro, em matéria 1 de março de 2022, por Eliel Meireles, trouxe à tona informações relevantes sobre a maneira correta de fazer com que essa hortaliça receba nutrientes. E, uma das maneiras de fazer isso é aplicando as técnicas corretas de como preparar a terra para plantar alface.

Portanto, é importante saber que o solo é a parte mais importante nesse processo. Por isso, é importante que o solo esteja sempre fofo e com matéria orgânica.
Dicas para plantar alface
Sendo assim, agora que já sabe que o solo fofo e rico em nutrientes é a parte fundamental para plantar alface, confira dicas importantes para realizar esse plantio. E, consequentemente, você terá essa hortaliça sempre à mesa em suas refeições. Logo, mesmo sendo um processo fácil, ele exige atenção, dedicação e cuidados. Mas não precisa se preocupar, confira o passo a passo.
1- O lugar
Primeiro, escolha o local que deseja plantar a alface. Antes de colocar no chão ou no vaso, coloque o talo em um copo com água para que crie raízes e folhas novas. Só depois desse processo você poderá transferir para o chão ou para um vaso de sua preferência. Assim, o ideal é que haja um bom espaço para as raízes.
2 – Qual terra utilizar
Como já foi dito, o solo é muito importante. Então, utilize uma terra com bastante nutrientes e poucas impurezas. Você também pode adicionar também o húmus, pois isso vai fazer com que a acidez do solo seja neutralizada.

Ademais, veja: Plante petúnia no seu quintal da forma mais simples possível e aproveite a beleza dessa flor
3 – Quando regar
A alface não gosta do solo muito úmido, pois isso pode estragar suas raízes. Então, em dias alternados, é a melhor frequência para a rega. Nesse momento, é importante prestar sempre atenção se o solo não está úmido demais. Uma dica importante para quem prefere plantar no vaso é fazer furinhos embaixo. Isso vai ajudar para que a água não fique acumulada.
4 – Quando colher
Geralmente, demora em torno de 60 a 90 dias para a alface se desenvolver. Assim, quando perceber que as folhas estão volumosas, o processo está pronto. Para que tenha sempre alface em casa, faça um revezamento no plantio.

Agora, sim, com as dicas do Agro Notícias você já sabe exatamente como preparar a terra para plantar alface. Continue acompanhando o site para mais dicas e curiosidade que auxiliarão, com certeza, na sua rotina.

Continue vendo: Como acelerar o crescimento dos cactos? Combinação de cuidados aplicando um adubo caseiro ótimo para ativar a plantinha

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.