Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
5 dicas para diminuir a conta de luz: aparelhos eletrônicos desligados mas na tomada representam 10% do consumo mensal da casa (Reprodução: Pixabay)
5 dicas para diminuir a conta de luz: aparelhos eletrônicos desligados mas na tomada representam 10% do consumo mensal da casa (Reprodução: Pixabay)

5 dicas para diminuir a conta de luz: aparelhos eletrônicos desligados mas na tomada representam 10% do consumo mensal da casa

Salvador, 17 de junho de 2022, por Marlon Batista – Saber que a conta de luz só anda aumentando de uns tempos pra cá, graças a impostos e ajustes, você já sabe, não é? Assim, nós sempre estamos procurando formas de contornar esse problema o máximo possível, para que a conta chegue mais barata. Por isso, hoje, no Agro Notícias, você verá maneiras de diminuir a conta de luz, ajudando a aliviar o bolso.

Se tem uma coisa que brasileiro gosta, é de economizar o dinheiro, e isso não é por acaso. Um desafio para as contas de casa com certeza é a conta de energia. Assim, a única forma para não sofrer com gastos exorbitantes com a conta de energia é diminuindo o consumo da luz e aparelhos eletrônicos. Portanto, confira agora mesmo dicas imperdíveis para você diminuir a conta de luz de sua residência.

Leia agora: Quer economizar energia? Confira o uso de luzes inteligentes no quintal e na garagem

5 dicas para diminuir a conta de luz: aparelhos eletrônicos desligados mas na tomada representam 10% do consumo mensal da casa (Reprodução: Pixabay) 5 dicas para diminuir a conta de luz: aparelhos eletrônicos desligados mas na tomada representam 10% do consumo mensal da casa (Reprodução: Pixabay)
Dicas para economizar energia
Consoante uma matéria publicada por Patrícia Basílio, em 29 de junho de 2021, no site G1, uma das melhores formas de economizar energia é diminuindo e maneirando o uso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que necessitam de uma alta potência para o funcionamento. Esses aparelhos elétricos representam uma alta percentagem do consumo de energia. Por isso, deve-se evitar o uso constante e não deixá-los ligados na tomada, mesmo que estejam desligados. Veja essas dicas para economizar energia em sua residência.
Desligue os aparelhos da tomada
Uma ação muito comum em casa é deixar os aparelhos desligados na tomada e achar que, pelo fato de estarem desativados, eles não irão consumir energia. No entanto, isso não é verdade; aparelhos como televisões, carregadores de celular, laptops, videogames e maioria dos eletrodomésticos consomem energia mesmo quando estão desligados se estiverem plugados à tomada. Dessa forma, para reduzir o gasto de energia, retire todos esses aparelhos da tomada.
Banho com chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico, com certeza, é um dos principais vilões de quem deseja economizar na conta de energia. Esse aparelho utiliza de uma alta potência, necessitando de um consumo muito grande de energia para aumentar a temperatura da água na hora do banho. Assim, mesmo que você utilize do chuveiro poucas vezes ao dia, é importante tomar certas medidas quanto a esse aparelho. Assim, abstenha-se de tomar banhos longos priorizando sempre utilizar do modo “morno” ou “inverno” evitando o modo “verão”.
Se atente às lâmpadas de casa
As lâmpadas de luz consomem energia e, disso você já sabe. No entanto, observe se o modelo da sua lâmpada é de LED. Isso porque as lâmpadas de LED se tornaram famosas no uso de casa pelo fato de consumirem uma quantidade muito menor do que as lâmpadas mais antigas. Ainda sim, mesmo com essa vantagem, sempre evite deixar as lâmpadas acessas sem necessidade. Por outro lado, tente aproveitar ao máximo a luz natural do dia e só ligue as lâmpadas quando necessário.
Compre aparelhos econômicos
Uma dica muito boa é adquirir aparelhos e eletrodomésticos que apresentem um consumo eficiente, visando a economia de energia. No geral, esses aparelhos possuem o selo de eficiência energética do Procel, o que significa que consomem uma menor quantidade de eletricidade. Assim, sempre que for comprar um aparelho elétrico novo, verifique nas especificações se aquele produto possui o selo de eficiência energética.
Cuidados com a geladeira
Uma dúvida na de diminuir a conta de luz é em relação à geladeira, já que temos a necessidade de deixar esse eletrodoméstico sempre ligado na tomada, ou seja, ele sempre está consumindo energia. No entanto, existem detalhes e cuidados que muita gente esquece para promover um melhor funcionamento da geladeira, o que, consequentemente, influencia em um menor gasto de energia.

Logo, um desses cuidados é não deixar a geladeira muito encostada na parede, mantendo a higienização da parte traseira do aparelho. Além disso, deve-se verificar se existe uma boa circulação para as saídas de ar do congelador. Além disso, evite deixar panos, meias, toalhas e outros objetos para secar na parte de trás da geladeira, pois isso compromete o funcionamento eficiente dela. Por fim, também evite abrir a geladeira constantemente e não coloque alimentos que estejam quentes, pois a geladeira necessitará de um maior consumo de energia para resfriar o alimento.

veja mais: Luz branca ou amarela: saiba as diferenças e como escolher a ideal para cada ambiente
Em que o horário a energia é mais barata
Ademais, quem deseja economizar energia deve-se atentar quanto aos horários. Pois, a depender desse fator, você pode estar gastando mais energia do que o comum, quando poderia estar economizando. Então, para você entender melhor, você deve saber que existem horários de “picos” em que são aplicadas bandeiras tarifárias mais caras, tornando os valores de consumo mais altos.

Portanto, o horário de ponta estabelecido é por volta do horário nobre, ou seja, no período em que a população está mais utilizando energia. Dessa maneira, esse horário se refere à noite entre 20h e 23h. Nesse tempo, os valores costumam ser mais caros. Já o horário em que a energia é mais barata é fora desse horário de ponta, que é por volta das 00h às 19h. Portanto, a depender desse fator, você pode utilizar do horário para se adaptar e economizar energia e assim, diminuir a conta de luz da sua casa.

Leia também: É vantagem ter lava-louças? Tudo que você precisa saber antes de comprar uma

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.