Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
chá de erva-cidreira-Foto: Canva Pro
chá de erva-cidreira-Foto: Canva Pro

Qual é o melhor horário para tomar chá de erva-cidreira? Aprenda como preparar e veja a melhor maneira de extrair os benefícios da bebida

Montes Claros, 15 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- O chá de erva-cidreira é uma das bebidas naturais mais consumidas no mundo. Ele contém diversas características medicinais que auxiliam no combate e tratamento de diversas doenças. Mas, será que existe um horário específico para tomar a infusão? É isso que você vai descobrir a partir de agora.

O chá de erva-cidreira, ou chá de capim-limão, é um aliado da saúde mental, pois contém agentes com ação antiestresse e antidepressiva. Além disso, a bebida conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Portanto, o consumo frequente da infusão beneficia corpo e mente. Veja mais sobre os benefícios e aprenda como preparar a bebida.

Veja também: Alívio já! Faça o melhor chá para dor de cabeça e acabe com o incômodo em poucos minutos
Qual o melhor horário para tomar o chá de erva-cidreira?
O chá de erva-cidreira contém efeitos calmantes e, nesse sentido, tomar uma xícara da infusão 2 horas antes de dormir ajuda a relaxar e diminui o estado de alerta da mente. Além disso, esse mesmo efeito trata distúrbios psicológicos como a ansiedade e combate a insônia, promovendo uma noite tranquila.

chá de erva-cidreira-Foto: Canva Pro chá de erva-cidreira-Foto: Canva Pro

Saiba mais: Suco de melancia com limão ajuda a emagrecer? Saiba de toda verdade e aprenda a preparar a bebida em 3 minutinhos
Chá de erva-cidreira é bom para o intestino?
Em um artigo publicado por Carol Fernandes, em 13 de abril de 2022, no site Revista Globo Rural, a nutricionista Yulla Ribeiro afirma que esse chá melhora a digestão, trata prisão de ventre e protege o intestino. Sendo assim, o mais recomendado seria ingerir, pelo menos um copo, antes das refeições principais.
Controla a pressão alta?
Sim, os compostos presentes na erva-cidreira conferem ação vasodilatadora ao chá. Desse modo, ingerir de 1 a 2 xícaras da infusão, por dia, ajuda a deixar músculos e vasos sanguíneos relaxados, o que propicia a redução e controle da pressão. Por consequência, este mesmo efeito combate dores de cabeça, cólicas renais, estresse e outros sintomas comuns da TPM.
Como preparar o chá
Primeiramente, ferva 1 xícara de água e, quando entrar em ebulição, desligue o fogo e adicione 1 colher (sopa) de folhas da erva. Em seguida, tampe e espere amornar e coe. Esta receita do Agro Notícias não leva adoçante, mas pode ser adicionado ½ colher de mel, ou açúcar demerara ao chá de erva-cidreira. Outra boa opção seria utilizar adoçante à base de stévia.

Você também pode gostar: Os benefícios ocultos do chá preto: entenda como essa infusão pode ajudar na prevenção de doenças e aprenda como prepará-la

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.