Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Fava-Foto Canva Pro
Fava-Foto Canva Pro

Qualquer um consegue! Aprenda como plantar fava em vaso em poucos minutos: veja da preparação da terra à colheita

Montes Claros, 30 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- A fava é um alimento delicioso, super nutritivo e fácil de cultivar. Além disso, a planta se adapta muito bem ao plantio em vaso e não exige solo especial para se desenvolver. Sendo assim, aprenda como cultivar a leguminosa de forma 100% orgânica e extraia seus nutrientes ao máximo.

A fava é um dos poucos vegetais que suportam solos altamente salinizados e ácidos. A planta é tão resistente que suporta temperaturas próximas a 0°C, isso sem queimar as suas folhas. Além disso, suas vagens também são comestíveis e são ótimas opções para compor pratos exóticos e saladas tropicais. Dito isso, é hora de colocar a mão na terra!
Como plantar a fava em vaso
De acordo com artigo publicado por Amanda Barbosam, em 21 abril de 2022, no site Diário Prime, embora a fava não seja exigente quanto à qualidade do solo, o ideal é oferecer um solo fértil e rico em matéria orgânica à planta. Nesse sentido, você pode fazer uma mistura com esterco de gado, cascas de ovos, cascas de banana e adicionar à terra do vaso. No entanto, outra opção seria adquirir uma terra já adubada em floriculturas.

Fava-Foto Canva Pro Fava-Foto Canva Pro
Plantando a fava no vaso
Se você deseja cultivar vários pés de fava, escolha um vaso grande, com formato retangular. Assim, faça covas de 5 cm de profundidade, deposite uma semente da cultivar em cada e cubra em seguida. O Agro Notícias recomenda manter uma distância de 23 cm entre as plantas. Faça uma rega após o plantio e pronto.

Saiba mais: Aprenda como plantar aspargo para durar 25 anos: veja como cultivar esses caules macios e nutritivos em seu quintal
Onde deixar o vaso e quando regar
Deixe o vaso em um local de pleno sol ou meia-sombra, o importante é que as plantas recebam luz direta pelo menos umas 4 horas por dia. A rega deve ser feita apenas para umedecer o solo e, portanto, a frequência pode variar de acordo com o clima e a região. Mas, geralmente não é necessário molhar o solo mais do que 3 vezes na semana.

Veja também: Será que tem como plantar jiló em vaso? Tem sim, e é mais fácil do que parece! Aprenda da semeadura à colheita.
Quando começa a colheita?
A colheita da fava pode ser feita após 90 ou 120 dias de cultivo. Nesta época, as vagens estarão bem desenvolvidas, firmes e roliças. Desse modo, retire-as da planta e faça uma poda para estimular novos brotos. Sementes não usadas podem ser armazenadas em uma garrafa pet por até 2 anos.

Você também pode gostar: Quer aprender como plantar pimenta biquinho? Veja este guia completo e tenha a sua própria pimenteira produzindo sem parar

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.