Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Queimadura de água viva (Reprodução: pexels)
Queimadura de água viva (Reprodução: pexels)

Dicas caseiras para queimadura de água viva: veja o que pode e o que não pode fazer para aliviar a dor

Salvador, 31 de maio de 2022, por Pedro Lucas – A queimadura de água viva é extremamente perigosa. Esses animais podem causar ferimentos por toda a pele. Há registrados, mais de 1500 de sua espécie diferentes. Quando se sentem ameaçadas, soltam um tipo de ferrão microscópio, dotado de uma substância venenosa na pele do suposto agressor.

Tais lesões ocorrem pelo líquido expelido pelo animal. Assim, quando entra em contato com a pele, provoca uma queimadura de água viva dolorosa, em alguns casos, até mesmo de segundo grau. Dito isso, confira o que você pode fazer para evitar essas complicações, assim que o acidente ocorrer com a ajuda do Agro Notícias.

Veja, também: Quer dormir melhor? Chá de cacau pode auxiliar nisso, saiba mais

Queimadura de água viva (Reprodução: pexels) Queimadura de água viva (Reprodução: pexels)
Sintomas da queimadura por água viva
Quando a água viva entra em contato com a pele, alguns sintomas podem ocorrer. Dessa forma, sentir dor forte, inchaço e ardência acompanhado por marcas vermelhas ou escurecidas deixadas pela ação do veneno, podem ser bem comuns.

Entretanto, a gravidade do ferimento vai depender da espécie e tamanho do animal, e a idade e saúde da vítima atingida. Além disso, nesses ocorridos mais graves, outros sintomas podem surgir e agravar o quadro do paciente. Entre eles, podem ocorrer: dificuldade para respirar e engolir, dor no peito e de cabeça, câimbras, erupção cutânea, náuseas e vômitos. Ademais, há também as pessoas de reações alérgicas, que ainda, podem contrair outros sintomas.

Confira, também: Conheça o melhor tratamento caseiro para rachaduras nos pés; deixe-os lisinhos com essa dica
Como aliviar a queimadura de água viva?
Com a ajuda do UOL, texto de Maria Helena, vamos trazer algumas soluções para esse problema. Nos primeiros socorros, o interessante é lavar a região sem esfregar, com água salgada para, assim, remover as impurezas do local. Além disso, retire com cuidado os tentáculos que podem ter aderido à pele. Até que ocorra essa limpeza, evite também coçar a região para que, assim, não prejudique o ferimento.

Depois de tomadas as primeiras precauções, faça o uso alternado de vinagre com água, neutralizando a secreção das toxinas e, assim, ajudando a aliviar a sensação de queimadura pela pele. Para utilizar, coloque o vinagre por cerca de cinco a dez minutos e alterne depois com a água de duas a três vezes.

Entretanto, a melhor forma caso tenha ao seu alcance, são as compressas geladas e um analgésico do tipo Paracetamol. Assim, quando aplicados no local, vão ajudar a reduzir a dolorosa sensação, trazendo mais alívio para a vítima.

Essas foram as dicas para ajudar com a queimadura de água viva. Gostou? Tenha em mente que o tempo é crucial nos primeiros socorros. Ademais se atente a nunca passar água doce, xixi, sabonete ou álcool na área afetada, pois em vez de conter, vão ajudar na liberação do veneno que possa ainda estar retido nas células dos tentáculos.

Ademais, veja: Sabonete de enxofre é bom para quê? Confira os benefícios desse produto anti-oleosidade para a pele

21 anos, Nascido em Salvador, Bahia, dedicado a leitura e a escrita por amor e passatempo, estudante de B.I em Artes no Universidade Federal da Bahia.