Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Já ouviu falar no jardim japonês? Saiba tudo sobre ele agora mesmo
Já ouviu falar no jardim japonês? Saiba tudo sobre ele agora mesmo / Reprodução: canva Pro

Já ouviu falar no jardim japonês? Saiba tudo sobre ele agora mesmo

Maringá, 31 de maio de 2022, por Denise Watanabe — Você já foi a um jardim japonês? Se você nem sabe o que é, nem como ele é, aprenda tudo sobre estes belos jardins asiáticos aqui no Agro Notícias.

O jardim japonês tem uma decoração bem característica. Ou seja, as árvores, pedras, objetos e até os peixes ornamentais rementem ao Japão. Além disso, todos os itens de um jardim japonês têm alguma relação ou explicação mística ou religiosa. Inclusive para passar adiante os valores culturais e as tradições japonesas.

Veja mais sobre: Como fazer um jardim japonês em casa? Confira essas dicas incríveis


O que tem no jardim japonês?
De modo geral, os jardins japoneses são compostos por paisagens em miniaturas. Desse modo, você pode encontrá-los em casas, parques e templos, conforme explica Wikipédia. Ademais, um artigo publicado em 8 de março de 2012, pela revista Exame relatou sobre alguns componentes de um jardim japonês e seus significados:

Toro: é uma lanterna de pedra, remete à concentração, ou seja, a iluminação da mente pelo jardim;
koi: lago com carpas. A carpa representa fertilidade e prosperidade e a água a vida, sendo assim, também são itens muito simbólicos no jardim japonês;
taiko bashi: a ponte, muito comuns nesse tipo de jardim, é o símbolo da evolução, autoconhecimento e amadurecimento.

Você pode gostar também: Quais são os materiais para jardinagem? Dicas de 5 ferramentas básicas para cuidar do seu jardim
Como fazer um jardim japonês no quintal
Agora que você conhece alguns itens que contêm este tipo de jardim, já pode providenciar um modelo desses em seu quintal. Desse modo, coloque também outros símbolos que fazem referência ao Japão. Isso é, coloque flores como a flor de cerejeira, também conhecida como sakura, bambus, flores ou árvores arbustivas e as famosas pedras dos jardins japoneses.
Tipos de jardim japonês
A princípio, os jardins foram criados para agradar à aristocracia. Com o passar dos anos, foram criados outras formas de jardins. Nos zens, por exemplo, quase não há plantas. Sua composição é feita para relaxamento e meditação. Todavia, os jardins do paraíso, são formados a partir de uma espécie de ilha, como sendo a morada do Buda. Seguindo, os jardins da cerimônia do chá são os mais difundidos e conhecidos na atualidade.

Visto isso, agora que você já conhece mais sobre jardim japonês na teoria, pesquise na sua cidade ou em alguma cidade próxima. Com certeza vai encontrar algum disponível para visita. Sendo assim, vá conhecer um jardim japonês pessoalmente, você vai se encantar com a beleza deles. E também com a paz e tranquilidade que transmitem.

Saiba mais: 7 plantas coloridas para deixar seu jardim ainda mais colorido e bonito, confira

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.