Montes Claros, 04 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- A partir de agora você terá acesso a um guia completo sobre como plantar renda portuguesa de uma forma mais fácil. Será um passo a passo que ensina do plantio aos cuidados necessários após o cultivo. Portanto, preste bastante atenção e não perca os detalhes fundamentais para o sucesso.
A renda portuguesa, ou samambaia-pé-de-coelho é originária das Fiji. Ela adora climas quentes e bastante luminosidade. Por isso, antes de aprender como plantar renda portuguesa, é preciso identificar qual ambiente da casa oferece tais condições. No geral, a planta se desenvolve bem em espaços como áreas gourmet, varandas, pergolados ou próximo a janelas.
Como plantar renda portuguesa
O cultivo da renda portuguesa não se dá através de sementes, mas sim, pela divisão dos seus rizomas ou coleta de esporos. No entanto, para aumentar as chances de sucesso, nós do Agro Notícias aconselhamos que você adquira uma muda em viveiros ou lojas on-line (ou consultar a dica extra). Dê preferência as que estiverem com um tom verde vibrante e evite as de coloração amarronzada.
Qual o vaso ideal para plantar renda portuguesa?
Um vaso que contenha entre 15 e 25 cm de profundidade já é o suficiente, ele pode ser feito de barro, ou material plástico. Além disso, deve conter as alças para mantê-lo suspenso, já que os rizomas da samambaia crescem pelos lados e podem chegar aos 60 cm de comprimento.
Qual é o melhor solo
Um solo compactado dificulta em muito a vida da renda portuguesa. Desse modo, você pode adquirir um substrato em floriculturas ou fazer o seguinte: misturar 2 partes de trufa, 1 de argila e 1 de areia. Assim, após isso, basta preencher o vaso até 5 centímetros da borda e pronto! Pode usar perlita no lugar da areia.
Como plantar e cuidar da planta renda portuguesa?
Primeiro, faça uma cova com tamanho suficiente para caber o torrão da planta enterre-o no vaso. Não force a terra em volta da planta, apenas dê algumas batidinhas para firmar o solo e faça uma rega após isso. Molhe o solo somente quando for necessário, ou seja, quando a terra estiver totalmente seca. Por fim, adube o solo com fertilizante líquido a cada 3 meses.
Dica extra: como fazer mudas da samambaia
Agora que você já aprendeu como plantar renda portuguesa, é hora de saber como fazer a propagação. Desse modo, a primeira dica é retirar alguns galhos (com o rizoma) e plantá-los em seguida, simples assim! A segunda opção é identificar as folhas que contêm os esporos, cortá-las e colocar para secar. Após isso, retire os polos e plante em um vaso e pronto!
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.