Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como recuperar renda-portuguesa? Essas dicas ajudam fortalecer sua samambaia - Foto: Freepik
Como recuperar renda-portuguesa? Essas dicas ajudam fortalecer sua samambaia - Foto: Freepik

Como recuperar renda-portuguesa? Essas dicas ajudam fortalecer sua samambaia

Quatis, 04 de junho de 2022, por Denise Bamonte – Se a sua samambaia não está desenvolvendo como deveria, não se preocupe que vamos ajudá-lo. Para isso, hoje, no Agro Notícias veremos como recuperar a renda-portuguesa, com algumas dicas simples.

Na família das samambaias encontramos a renda-portuguesa, uma espécie particular que conta com duas variantes, uma com as folhagens mais cheias e a outra com mais divisórias. Independentemente do tipo que você tenha em casa, confira as informações a seguir.

Veja também: Por que as folhas da renda portuguesa ficam amareladas? Veja o que fazer e como evitar

Como recuperar renda-portuguesa? Essas dicas ajudam fortalecer sua samambaia - Canva Como recuperar renda-portuguesa? Essas dicas ajudam fortalecer sua samambaia – Foto: Canva
Como cuidar de renda portuguesa
Existem alguns cuidados a serem levados em consideração para manter a sua renda-portuguesa saudável. De acordo com uma matéria do site Revista Casa e Jardim, feita por Aline Melo em 5 de julho de 2021, o local onde ela se encontra pode influenciar no desenvolvimento da planta.

Essa espécie prefere meia-sombra, ou seja, espaços com bastante luminosidade (sem receber luz solar direta). Assim, caso seja esse o fator que está incomodando a sua planta, procure um novo local.

Nesse sentido, não esqueça que as samambaias preferem lugares altos como prateleiras ou vasos suspensos na parede. No entanto, não são indicados cantos onde bate muito vento, já que podem causar a queda das folhas.

Outra questão muito importante são as regas. Essas devem ser frequentes, deixando o solo sempre com bastante umidade. Entretanto, tome cuidado com os extremos, já que o excesso ou escassez pode deixar as folhas amareladas e enfraquecidas.

Leia: Ganhei uma samambaia mas está amarelando, o que fazer? Veja como recuperar sua planta em poucas etapas
Como recuperar planta renda portuguesa?
Além das dicas citadas acima em relação ao local e irrigação que a planta precisa, vale a pena destacar que o adubo também tem um papel fundamental. A falta dele pode atrapalhar o crescimento e desenvolvimento, então aposte em uma adubagem rica em cálcio.

Nesse sentido, componentes orgânicos como casca de ovo, banana ou esterco são perfeitos para recompor a saúde da sua samambaia. Aplique-o com uma certa frequência, sendo uma vez ao mês o suficiente.

Agora que você já sabe como recuperar a sua renda-portuguesa, é hora de deixá-la impecável e radiante novamente. Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar esta matéria com os conhecidos e amantes de samambaias.

Confira também: O segredo para sua samambaia bombar de tantas folhas com esse adubo caseiro, confira