Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Aprenda a fazer húmus de minhoca: confira esse passo a passo e descubra os benefícios para o seu plantio- Fonte: Pexels
Aprenda a fazer húmus de minhoca: confira esse passo a passo e descubra os benefícios para o seu plantio- Fonte: Pexels

Aprenda a fazer húmus de minhoca: confira esse passo a passo e descubra os benefícios para o seu plantio

São Paulo, 04 de junho, por Camila Adário- As minhocas são animais muito úteis e de associação benéfica com o solo. Isso porque, ao escavar o solo para se movimentar, as minhocas cavam canais, tornando o subsolo mais arejado e menos compacto. Além disso, é possível a produção do húmus de minhoca para enriquecer o solo de suas plantações. Portanto, hoje, o AgroNotíciais irá te ensinar como produzir esse composto.

De acordo com o site Uol, o húmus de minhoca é um adubo natural de baixo custo, resultante da decomposição de matéria orgânica digerida por esse anelídeo. Desse modo, essa alternativa é uma ótima pedida para se obter um composto fácil e barato para adubar suas plantas em casa.

Portanto, leia também: É preciso preparar a terra para plantar alface? Descubra agora mesmo!

Aprenda a fazer húmus de minhoca: confira esse passo a passo e descubra os benefícios para o seu plantio- Fonte: Pexels Aprenda a fazer húmus de minhoca: confira esse passo a passo e descubra os benefícios para o seu plantio- Fonte: Pexels
Como fazer húmus de minhoca
As minhocas ,na produção de húmus ,funcionam como trabalhadores em uma fábrica que não descansam nunca. Isso porque, esses animais passam o dia todo na função de transformar o esterco bovino em um produto mais elaborado e livre da maioria das pragas do solo e de sementes de capins. De fato, o húmus produzido é um insumo básico que ajuda na produção de alimentos, ou na instalação de jardins.
1. Prepare as caixas do minhocário
Para construir seu minhocário, você irá precisar de três caixas com furos na base. Portanto, empilhe as 3 caixas, que devem estar furadas no fundo e forrados com plástico. As primeiras duas caixas, serão responsáveis pelo cultivo das minhocas com o substrato e os restos de alimentos. A última caixa , que fica na base, será responsável por eliminar o chorume que pode ser gerado e que deve ser descartado adequadamente para não haver a contaminação do solo e da água.
2. Coloque terra nas caixas
Após preparar e posicionar as caixas, está na hora de preenchê-las para construir o minhocário. Para isso, coloque uma camada de terra , de aproximadamente 2 centímetros, no fundo da caixa. Após isso, adicione restos vegetais como cascas de legumes e restos de verduras, formando uma camada de mais 2 centímetros.

Para completar, adicione uma camada de 2 centímetros de esterco seco de boi, de galinha ou coelho e cubra com uma camada de terra de mais 2 centímetros Repita esse processo até encher a caixa e regue com um pouco de água, de modo que fique tudo bem úmido, mas não deixe encharcar.

Nesse hiato, confira também: 10 dicas para evitar as pragas e doenças em suas hortas, confira quais são
3. Adicione as minhocas
Com as caixas já preparadas com a terra e os materiais orgânicos, coloque duas ou mais minhocas nesse substrato. Cubra tudo com um pouco de palha seca ou restos de grama, para manter a umidade e ficar bem fresquinho. Assim, as minhocas estarão em um ambiente ideal para o seu desenvolvimento. Lembre-se sempre de manter a caixa na sombra, protegida da chuva e coloque mais água sempre que necessário. O húmus estará pronto quando as diferentes camadas que foram colocadas na caixa não puderem mais ser identificadas.

Agora você já sabe como produzir o seu húmus de minhoca de forma fácil e rápida. Desse modo, suas plantas poderão se desenvolver de modo mais eficiente com esse rico composto adicionado ao solo de suas plantações. Coloque em prática gora mesmo essa dica e tenha resultados incríveis.

Antes de ir, leia também: O que acha de uma parede de plantas no quintal? Apaixone-se por essas super dicas

Desde pequena apaixonada por livros, a arte da escrita entrou de vez na minha vida durante o período preparatório para o curso de medicina. Hoje, sendo difícil se manter longe dos textos, escrevo para o ÉmaisMT.