Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Evitar sobrecarga em tomada - Reprodução: Freepik
Evitar sobrecarga em tomada - Reprodução: Freepik

Saiba como evitar sobrecarga em tomada; não corra risco e evite a queda de energia

Bragança Paulista, 25 de junho, por Caio Silveira – Muitas vezes não sobra tomada em casa, não é mesmo? Então, quando compramos um eletrodoméstico novo, precisamos recorrer a um filtro de linha ou benjamins. Porém, isso pode virar um problema que o Agro Notícias vai ajudar a resolver. Veja como evitar sobrecarga em tomada.

Você sabia que, ao sobrecarregar a tomada, isso pode gerar curto circuitos, choques e até mesmo incêndios? Além disso, segundo Juliana Nakamura, em 16 de abril de 2014, para o site UOL, seus equipamentos podem queimar também. Portanto, é necessário evitar esse tipo de problema a todo custo. Para isso, veja as dicas a seguir e aprenda a evitar sobrecarga em tomada.

Assim, leia também: Quer economizar energia? Confira o uso de luzes inteligentes no quintal e na garagem

Evitar sobrecarga em tomada - Reprodução: Freepik Evitar sobrecarga em tomada – Reprodução: Freepik
O que causa sobrecarga de energia?
A sobrecarga é causada quando há muitos aparelhos eletrônicos ligados em uma mesma rede elétrica. Por exemplo, pense que sua geladeira, o fogão, o micro-ondas e a airfryer estão todas conectadas a uma mesma tomada. Isso poderia disparar ou até derrubar o seu disjuntor, o que geraria todos os problemas mencionados acima.

Outro sinal de que uma sobrecarga está acontecendo é quando uma lâmpada está mais fraca do que deveria. E, ela não precisa ser apenas da iluminação de casa, pode ser também do micro-ondas ou da geladeira. Se as tomadas ficam quentes ou mudam de cor quanto a sua fiação, pode estar sobrecarregada também.

Portanto, leia também: Escolher a cadeira ideal para o home office é essencial para o seu bem-estar diário: veja alguns pontos importantes a considerar
O que fazer para não sobrecarregar tomada?
Se esses problemas estiverem acontecendo, o primeiro passo é diminuir a carga na instalação elétrica. Outras alternativas incluem redistribuir os aparelhos e até mesmo instalar novas tomadas pela casa.

Mas, mais do que isso, você precisa respeitar a capacidade que a corrente elétrica suporta para com extensões, adaptadores e tomadas. Portanto, não conecte uma grande quantidade de equipamentos para não exceder esse limite. Para se ter uma noção, uma tomada de casa tem de 10 a 20 amperes.
Pode se usar uma tomada para vários aparelhos?
Caso não seja possível e você precise conectar vários aparelhos ao mesmo tempo, use um benjamim (ou tês). Porém, eles são indicados apenas para aparelhos de baixa potência como, por exemplo, TVs e luminárias. Na cozinha, também priorize os não muito potentes, tais como cafeteira e torradeira.

Os filtros de linha e estabilizadores são ótimos para os aparelhos tecnológicos e informáticos. Portanto use-o para o PC e o videogame. As chances de uma sobrecarga diminuem, porém, ainda assim, elas podem acontecer. Isso porque a fiação da sua casa também influencia nesse aspecto, principalmente se ela for muito antiga.

Enfim, é realmente difícil não usar a mesma tomada em vários aparelhos. Ainda mais que hoje em dia surgem novos equipamentos a todo o momento. Porém, ainda assim, é muito importante evitar sobrecarga em tomada para não acontecer curtos circuitos, choques e até mesmo incêndios.

Ademais, leia também: 5 alimentos naturais que melhoram o sono; sinta-se mais disposto para as tarefas do dia a dia

Tem 27 anos, adora filmes, séries, música e futebol. Além de escrever, é claro. Trabalha como redator, revisor e tradutor inglês-português.