Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Beautiful floor tiles

Veja o que é, e descubra os benefícios do ladrilho hidráulico para sua casa

Salvador, 24 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você sabe o que é ladrilho hidráulico? Provavelmente você já deve ter visto algum ambiente com esse tipo de revestimento. Criado no século XIX, ele é famoso pelo seu aspecto vintage, porém, o que muitas pessoas desconhecem são as vantagens de aderir a esse material.

O ladrilho hidráulico pode ser incluído em qualquer tipo de cômodo e é queridinho de arquitetos e decoradores pela sua versatilidade, transformando a decoração. Desse modo, confira agora, no Agro Notícias, os benefícios deste revestimento e algumas dicas de como utilizá-lo em casa.

Leia mais: Aprenda como limpar porcelanato brilhoso do jeito certo: descubra qual produto é adequado para fazer a limpeza do seu piso

Ladrilho hidráulico (Fonte: iStock) Ladrilho hidráulico (Fonte: iStock)
Benefícios do ladrilho hidráulico
De acordo com Silvia Montico, em matéria para o site UOL, em 05 de março de 2021, as principais vantagens desse tipo de revestimento dizem respeito à resistência e durabilidade. Além disso, diferentemente de pisos de cerâmica e outros materiais, sua aplicação não demanda rejunte, visto que, como ele não sofre dilatação, pode ser colocado com junta seca.

Outrossim, ele vai bem tanto nas paredes, quanto no piso e, por ser uma peça atemporal, combina com todo tipo de ambientação. Então, esqueça essa ideia de que o ladrilho hidráulico fica bacana apenas em banheiros ou cozinhas. Sua versatilidade permite que ele incremente salas, quartos e até mesmo fachadas.

Contudo, é importante lembrar que apostar nesse revestimento pode ser um pouco custoso. Afinal, os ladrilhos possuem fabricação artesanal, ou seja, cada peça é feita à base de cimento separadamente, uma por uma, o que realmente encarece o material.

Entretanto, se você analisar os benefícios a longo prazo, como o tempo que irá levar para trocá-lo, pode ser um ótimo investimento. Ademais, a manutenção desse revestimento é muito simples. Basta evitar produtos abrasivos na hora da limpeza para não comprometer a qualidade do material, que é extremamente poroso.

Você também pode gostar: Descubra as diferenças entre piso vinílico e laminado; saiba escolher o ideal para sua casa
Ambientação
Como dito, o ladrilho hidráulico pode compor qualquer ambiente. O segredo, nesses casos, é equilibrar as cores e estampas do revestimento como os outros componentes do espaço. Assim, para peças mais chamativas, é interessante apostar em tons mais neutros para o resto da decoração, trazendo harmonia para o local, e vice versa.

Entre as mais diversas opções de estampas, é possível encontrar as geométricas, florais e psicodélicas. Além disso, há também os famosos azulejos portugueses, uma decoração mais tradicional. Você também pode investir em um ladrilho hidráulico mais coringa, em preto e branco, por exemplo, para aproveitá-lo em outros cômodos sem medo de errar na composição.

Continue lendo: Piso de cerâmica para o banheiro: veja vantagens e desvantagens que te ajudarão decidir