Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
diferenças entre piso vinílico e laminado
Descubra as diferenças entre piso vinílico e laminado; saiba escolher o ideal para sua casa / Fonte: Canva Pro

Descubra as diferenças entre piso vinílico e laminado; saiba escolher o ideal para sua casa

Novo Hamburgo, 14 de junho de 2022, por Jones Backes – As diferenças entre piso vinílico e laminado nem sempre são tão claras. Por essa razão, muita gente os confunde e acaba usando o produto errado em seu projeto. Portanto, para que não haja mais dúvidas, explicaremos neste artigo como diferenciar cada um deles, para não errar na mais hora da compra.

Primeiramente, antes de saber quais as diferenças entre piso vinílico e laminado, você deve conhecer o tipo de assoalho da sua casa. Isso porque este é um fator importante para saber qual material aplicar. Além disso, tenha em mente também qual a finalidade do cômodo no qual será instalado o novo piso. Afinal, sua recomendação varia de acordo com o uso prático.

Assim, leia mais: Amenize a umidade do piso com dicas, que farão a diferença. Confira

diferenças entre piso vinílico e laminado Descubra as diferenças entre piso vinílico e laminado; saiba escolher o ideal para sua casa / Fonte: Canva Pro
Saiba as diferenças entre piso vinílico e laminados
Embora sejam parecidos fisicamente (daí a confusão entre ambos), a diferença básica entre os dois está em seu material de fabricação. Nesse sentido, conforme explica o site Leroy Merlin, em texto do dia 17 de julho de 2021, o laminado tem como base o HDF, que é um painel de madeira de alta densidade. Aliás, o material está disponível em réguas, com estampa de madeira.

Em contrapartida, a produção do vinílico ocorre a partir do PVC e encontra-se disponível em réguas ou placas, também com estampa de madeira. Dessa forma, as diferenças entre piso vinílico e laminado começam por aí, ou seja, na sua produção. Além do mais, outra distinção entre eles trata-se da sua instalação.

Nesse caso, a montagem do laminado ocorre de forma simples, através do encaixe por click. Também pode ser feito em qualquer tipo de assoalho, desde que conte com três milímetros de saliência e até um milímetro de extensão. Já a segunda opção, por sua vez, precisa de um piso nivelado para sua instalação. Caso contrário, o serviço não será viável.

Portanto, confira também: Sujou na hora da pintura? Confira como tirar tinta do piso de maneira eficiente e sem gastar quase nada

Dicas para não errar na hora da compra
Sendo assim, agora que vimos quais as principais diferenças entre piso vinílico e laminado, o Agro Notícias reuniu algumas dicas extras. Desse modo, para que você não erre na hora da compra, lembre-se que, conforme a Ana, do site Viva Decora, explica em matéria de 14 de dezembro de 2021, a primeira opção oferece fácil instalação e baixa manutenção. Do mesmo modo, o material à base de PVC também tem alta durabilidade, é confortável e possui muitas opções de cores e estampas no mercado.

Já a segunda opção oferece uma ótima sensação térmica e também requer pouca manutenção. Somado a isso, ele ainda possui longo tempo de vida, sendo bastante resistente. Em resumo, sabendo quais as vantagens e diferenças entre piso vinílico e laminado escolha qual se encaixa melhor no seu projeto.

Ademais, leia também: Receita mágica! Aprenda como desencardir piso antiderrapante em poucos minutos: devolva o brilho e a cor do seu chão em 5 minutos