Salvador, 6 de julho de 2022, por Pedro Lucas – Cuidar do planeta é uma causa muito importante. São as pequenas ações que fazem a diferença para o lar em que vivemos, não é mesmo? Dito isso, você já ouviu falar das embalagens sustentáveis? Essas peças em prol do meio ambiente já são uma tendência fervorosa em alguns países. Assim, diversificadas e originais, as embalagens sustentáveis podem ser feitas com tamanhos, formatos e materiais bem distintos.
É por causa dessa variedade que é necessário saber quais tipos são os melhores para o descarte e quais as adequadas para a reciclagem. Ajudando assim, na separação do seu lixo e ao meio ambiente despejando apenas o necessário. Se interessou sobre o assunto? Confira tudo que separamos sobre essas embalagens e o que você precisa ter em mente na hora de separar o lixo.
O que é uma embalagem sustentável?
Ser sustentável é um foco para a nova geração. Portanto, tanto na visão dos consumidores, quanto na visão das marcas, usar esse tipo de embalagem é contribuição para ajudar a causa verde. Assim, é pensando nisso que cada vez mais o mercado tem apostado em opções sustentáveis, na tentativa de proporcionar ao seus clientes uma melhor experiência com a natureza.
Essas embalagens ecológicas são uma forma de pelo acúmulo de lixo plástico, levando até mesmo muitos anos para se decompor. Assim para que a embalagem tenha um caráter sustentável, ela deverá ser feita com algum material orgânico ou reciclável, a fim de causar o menor impacto ambiental possível durante o descarte.
Há muitos tipos de embalagens sustentáveis, feitas principalmente de base reciclável e materiais orgânicos, utilizando assim, recursos naturais para a sua produção. Por isso, o Agro Notícias mostra algumas das opções de cada tipo e quais as recomendadas ações para o seu respectivo material.
Tipos de embalagens recicláveis
Esse tipo deve ser priorizado para chegar ao centro de reciclagem. O principal benefício das embalagens recicladas é o potencial tempo de vida da matéria-prima presente. Assim, é possível durante o processo utilizar o mesmo material diversas vezes, para que evite-se a produção de mais lixo. Entretanto, a cada nova necessidade de reciclagem, a qualidade do material se esvai e, portanto, a possibilidade de ser reciclado é cada vez mais prejudicada. Dentre elas os matérias que compõem são:
- Papelão;
- Plástico Verde;
- Fibra de coco
Tipos de embalagens descartáveis
As melhores embalagens descartáveis são as que, ao voltarem para a natureza trazem os menores malefícios possíveis. Com isso, geralmente elas são compostáveis em sua composição. Assim, as embalagens feitas a partir de material orgânico quando chegam em solo são biodegradadas, voltando ao meio ambiente de uma forma mais sustentável. São feitas a partir de componentes como:
- Cogumelos;
- Algas;
- Plástico PLA
Ademais, a biodegradabilidade dessas embalagens não pode ser uma desculpa para banalizar o descarte no meio ambiente, é o que reforça a matéria do Ecycle. Sendo assim, é apenas uma forma de diminuir os impactos ambientais dos descartes incorretos ou que escapam por meio do vento e da chuva para a natureza.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.