Como higienizar sua escova de dentes? Tenha a limpeza como hábito

Veja como limpar corretamente as escovas de dente

Armação dos Búzios, 25 de maio de 2022 por Greison Fiel — Veja hoje, no Blog News Cotidiano do É Mais MT, como higienizar sua escova de dentes e, assim, prevenir a proliferação de bactérias.

Escovar os dentes deve ser uma atividade diária, visto que previne doenças bucais é que são muito prejudiciais para a saúde. Contudo, muitas pessoas não lembram de higienizar as escovas após o uso, de modo a retirar as impurezas que ficaram ali.
Como higienizar sua escova de dentes? Tenha a limpeza como hábito
Apesar de ser uma atividade que procura principal a limpeza bucal, as escovas também devem ser constantemente limpa de modo correto. Isso deve ser feito, pois, o acúmulo de resíduos nas cerdas pode tornar o ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos.

Com isso, esses micro-organismos ao entrar em contato com a parte interna da boca pode infectar e prejudica o local. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como manter sua escova de dentes sempre bem limpa.

Leia também: Saiba como usar água de arroz no cabelo e ter resultados espetaculares
Por que limpar as escovas?
Como higienizar sua escova de dentes? Como higienizar sua escova de dentes? Foto: Canva Pró.

Em primeiro lugar, como dito anteriormente, as cerdas das escovas de dentes ficam úmidas e em contato com a sujeira presente na boca. Por esse motivo elas são ambientes perfeitos para o surgimento de bactérias e fungos, que são elementos completamente prejudiciais para a saúde bucal.

Além disso, as escovas ficam expostas em um ambiente úmido, que é o banheiro. Assim como as cerdas molhadas, ele também produz um ambiente que ajuda na proliferação de vírus e bactérias. Então, o ideal é sempre manter as escovas o mais limpa possíveis, a fim de evitar possíveis contaminações.
Como limpar as escovas?
Primeiramente, é importante lembrar que a limpeza das escovas não é uma tarefa difícil é muito menos impossível. Assim, o primeiro passo é para que você, após a higiene bucal, lave com água corrente as cerdas do objeto, a fim de retirar o excesso de pasta de dente que está ali.

Feito isso, você deve borrifar um antisséptico da sua preferência sob as cerdas. Por fim, você deve deixar a escova mergulhada no mesmo produto por cerca de 15 minutos.

Esses procedimentos ajudam a limpar a escova, bem como auxiliam na eliminação de possíveis microorganismos que estão ali.
Dicas especiais de cuidados com as escovas de dente
Ademais, é importante lembrar de alguns cuidados especiais na manutenção desses objetos. Sendo assim, além da limpeza que deve ser recorrente, você deve evitar que a sua escova entre em contato com outras escovas de dentes. Além de que ela deve ser mantida o mais longe possível das privadas por exemplo.

Outrossim, você deve priorizar a troca das escovas a cada 3 meses, de modo que, assim, evite a proliferação de organismos. Além de ser outro excelente meio de higiene e manutenção da saúde bucal.
Dica extra – enxaguante bucal
Por fim, uma dica básica, mas muito importante é que você deve se atentar a alguns detalhes do enxaguante bucal. Então, como visto antes, você precisa mergulhar a sua escova em um enxaguante bucal por alguns minutos.

Contudo, uma dica muito válida é que ele deve ser descartado e não reutilizado, uma vez que ele pode já estar contaminado.
Sugestão de leitura
Quer mais dicas incríveis para casa? Pois bem, confira essa matéria da Casa Vogue, publicada em 27/06/2020 por Vanessa D’Amaro.

Leia também: 4 erros com a pele que podem causar acnes e espinhas; aprenda e não erre mais
Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais