Aprenda a germinar a semente do alface de uma forma muito fácil

Um passo a passo resumido, aqui, no Vida de Casa

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, terça-feira, 14 de junho por Lucca Ranoya – O alface e a primeira hortaliça que geralmente um iniciante no cultivo planta. Além de ser uma das mais populares nos pratos brasileiros, é uma das mais fácies de plantar. Hoje, nós vamos te ensinar um passo a passo de como germinar, de forma fácil, a semente de alface.

Continua depois da publicidade

A primeira dica que nós vamos te dar é: não plante a sua semente de alface diretamente sobre a terra. Isso porque, a resistência da mesma pode dificultar o crescimento das raízes da semente e atrapalhar a germinação. Mas, se não é bom plantar na terra, onde que vamos germinar a nossa semente de alface? Confira a seguir, o que o Vida de Casa preparou para você.

Continua depois da publicidade

Aprenda a germinar a semente do alface de uma forma muito fácil - Reprodução Canva Aprenda a germinar a semente do alface de uma forma muito fácil – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Como cuidar de violeta? Plantas não são tolerantes à umidade, saiba mais
Escolha um bom substrato
Em primeiro lugar, compre um bom substrato. A diferença entre substrato e mistura preparada de terra, é que o substrato, geralmente, é pobre em nutrição e serve somente para dar um suporte físico para a semente. Além disso, ele é mais espaçado e aerado do que a terra preparada. Mas, isso não é um problema para a semente de alface, visto que ela já tem, dentro de si, toda a força vital e nutrição para germinar.

Isso dito, compre uma sementeira (caso vá germinar várias sementes de alface) ou germine em um copinho de 50 ml. Coloque o subtrato, faça um furinho com a ponta de uma caneta ou com o dedo mindinho e coloque uma semente de alface ali. Somente uma por buraquinho. Por fim, cubra com terra e realize uma rega abundante.

Leia mais aqui: Adubo caseiro para orquídeas e frutíferas; surpreenda-se com os resultados
Rega da sementeira e luminosidade ideal
A rega é uma parte fundamental da adubação. As sementes só germinam na umidade. Portanto, o solo deve estar úmido por todo o período de germinação, que, no caso do alface, leva algo entre 24 e 48 horas. Para isso, regue abundantemente (certifique-se que o copinho tenha um furo para a drenagem do excesso de água) e guarde sua sementeira em um local protegido do sol.

A dica final aqui, na parte da rega, é usar um regador ou um borrifador, que disperse água de uma forma bem sutil e final, sem muita pressão, para não remexer a terra na hora em que a água cair sobre ela. Em seguida, coloque a sua semente de alface em um local escuro. É importante, nessas primeiras horas, que a semente não esteja exposta ao sol.

Após isso, perceberá que os brotamentos começarão a surgir. Dessa forma, tire a semente do escuro e coloque-a em um local luminoso. Não precisa ser sol direto. Isso é importante para que os brotos não alonguem muito de comprimento e acabem desenvolvendo alfaces longos, que, eventualmente, vão cair para o lado durante o seu crescimento. A dica é, não deixe o broto estiolar.

O estiolamento ocorre porque o broto, quando desponta à superfície, busca a luz solar e acaba estirando mais do que deve, quando não a encontra. Esse fenômeno geralmente acontece quando o broto desponta de noite. Interessante não é?

Pronto! Agora é só aguardar a semente de alface se tornar, gradualmente, uma muda, para transplantá-la para a terra e começar a cultivar! Esperamos que as dicas tenham te ajudado de alguma forma! Bom cultivo e germinação!

Não saia antes de ler: Como cuidar de amor perfeito? Veja dicas de rega e cultivo

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais