Você sabe a diferença entre terra e substrato? Aprenda a fazer um substrato caseiro

Existem algumas diferenças importantes entre os dois

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 15 de junho por Lucca Ranoya – Você já deve ter ouvido falar sobre substratos de plantio. Existe uma diferença entre a função de um substrato e a de uma terra vegetal. Hoje você vai entender quais as principais diferenças entre os dois e como fazer um substrato diferenciado aí na sua casa ou sítio. Acompanhe.

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, o substrato é um tipo de material que possui mais matéria orgânica, ainda não decomposta por fungos e bactérias. Por exemplo, casca de árvores, restos de folhas, casca de arroz carbonizada (muito comum), entre outros itens. Isso faz com que a sua capacidade de compactação diminua bastante. Sua função primária é a sustentação das raízes da muda. Para acessar mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Você sabe a diferença entre terra e substrato? Aprenda a fazer um substrato caseiro - Reprodução Canva Você sabe a diferença entre terra e substrato? Aprenda a fazer um substrato caseiro – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Gengibre: conheça os benefícios dessa raiz para a sua saúde e aprenda como fazer um chá
Diferenças entre substrato e terra
Além disso, outra grande diferença entre um bom substrato e uma boa terra, é a quantidade de nutrição disponível para o vegetal. Geralmente, por serem menos decompostos, os substratos apresentam uma nutrição mais pobre quando comparados com a terra.

Ademais, seu uso é muito empregado na germinação de sementes e desenvolvimento de mudas. Isso porque sua resistência e capacidade de compactar e formar torrões é menor que a terra. Isso é especialmente necessário para que as sementes aumentem suas chances de sucesso e germinação.

Uma menor resistência inicial no momento mais frágil de germinação, é necessária para que a semente consiga expandir suas raízes mais fracas. Dessa forma, o uso do substrato facilita as formações iniciais subterrâneas do vegetal. Além de trazer estruturação física (suporte) para que as mudas se desenvolvam.

Leia mais aqui: Se surpreenda com esse jeito fácil de como plantar acerola; saiba mais

Por fim, a terra, geralmente, forma torrões mais facilmente, absorvem mais a umidade e possuem mais nutrição em forma disponível. Agora, vamos compartilhar uma receita de substrato para você finalizar aí na sua casa ou sítio! Três ingredientes serão necessários, que podem ser achados facilmente na maioria das lojas de jardinagem. Confira.
Receita de substrato caseiro
Em primeiro lugar, compre um substrato em qualquer loja de jardinagem. Ele vai ser a base dessa receita. Depois, compre vermiculita e calcário dolomítico, ambos encontrados em lojas também. Então para fazer, em um recipiente, misture nas seguintes proporções:

2 quilos de substrato comprado;
250 gramas de vermiculita;
3 colheres de sopa de calcário dolomítico.

Após isso, misture tudo com uma pá e você terá um substrato turbinado para utilizar na produção de mudas e sementes. Além das qualidades mencionadas acima, que o uso do substrato pode trazer, adicionar vermiculita vai fazer com que o solo retenha umidade sem que fique encharcado. Isso é especialmente positivo para as sementes recém-plantadas.

E, o calcário dolomítico, fornecerá alguns minerais para a futura muda em desenvolvimento, que podem ser benéficos no seu crescimento, além de alcalinizar mais o solo. Esperamos que tenha gostado dessa mistura de substrato e que as dicas e informações apresentadas aqui tenham te ajudado!

Não saia antes de ler: Alfavaca: aprenda como plantar essa espécie sem complicações; saiba mais agora

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais