Você conhece a petúnia de verão? Uma planta que aguenta bastante sol

Flores lindas que embelezam o seu jardim nos dias mais quentes do ano

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, sexta-feira, 24 de junho por Lucca Ranoya – De uma forma interessante, a petúnia de verão é uma variedade que mistura de dois tipos de planta. Enfim, para a sua criação, criou-se um casamento incomum entre as petúnias argentinas, que não gostam de calor, com a calibrachoa, uma planta brasileira bem acostumada com o clima do país.

Continua depois da publicidade

A ideia era criar uma híbrida, que tivesse as características de flores grandes e coloridas da petúnia com a resistência ao clima brasileiro que as calibrachoas possuem. Dessa forma, nasceu as petúnias de verão! A seguir, o Vida de Casa vai te mostrar onde encontrar essa variedade e te dará dicas básicas para o cultivo dessa verdinha tão charmosa.

Continua depois da publicidade

Você conhece a petúnia de verão? Uma planta que aguenta bastante sol - Reprodução Canva Você conhece a petúnia de verão? Uma planta que aguenta bastante sol – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Como consertar torneira? Entenda o que faz ela criar bolhas de ar, baixa pressão e tudo sobre
Onde encontrar a petúnia de verão
Em primeiro lugar, por ser uma espécie relativamente nova no mercado, ela ainda não está disponível em todas as lojas de jardinagem. Enfim, um dos locais que você encontra as mudas da petúnia de verão é na “Bioplugs”, uma empresa que produz mudas específicas, de forma técnica.
Como cultivar as petúnias de verão
Em seguida, vamos ao que realmente interessa. Agora, com a sua petúnia em mãos, veja os cuidados que você precisará ter para que a verdinha colorida se desenvolva plenamente. Assim, o fator mais importante para o desenvolvimento da petúnia de verão é a sua necessidade de luz. Ela precisa de pelo menos 5 horas diárias de sol (ideal 6 ou 8), na parte da manhã ou tarde e aguenta uma exposição solar bem intensa.

Aliás, outra característica desse tipo de verdinha é a sua capacidade de aguentar “mela”. Sabe quando as flores ficam tombadas e super meladas? Então, nessa hora, remova as flores que murcharem, pois, a capacidade da petúnia de verão de substituir a flor “perdida” é muito rápida. As flores duram geralmente um dia, somente. Além disso, ela é uma planta anual. Dessa forma, depois que floresce, ela precisa ser podada para continuar a ser estimulada.

Leia mais aqui: Kibe profissional: descubra como fazer essa delícia; não deixe de provar

Por fim, em um período de um ano, quando perceber que a sua planta está murchando e ficando “velhinha”, apenas respeite o ciclo e deixe o falecimento da sua petúnia de verão acontecer naturalmente. Continue regando e podando, mas, permita que o processo da vida aconteça. Você pode usar as suas folhas, caules, galhos e raízes, mais tarde, em um processo de compostagem, para dar vida a novas espécies. Nada é perdido na natureza.

Entretanto, é importante que o local de cultivo não bata muito vento, de uma forma constante. A rega deve ser constante, pois, a petúnia de verão utiliza bastante água durante o dia. Vasos com furos de drenagem lateralizados podem ser uma boa ideia para ela. Contudo, não deixe o solo encharcar sempre. Apenas o mantenha úmido, porque, suas flores e caules, usam bastante água.

Em último lugar, caso erre na adubação e deixe a sua planta enfraquecer, ela fica bem vulnerável à ácaros e fungos. Uma das formas de combater isso, é usando óleo de andiroba, 5ml diluído em meio litro de água ou enxofre solúvel. Mas, tenha em mente que o óleo de andiroba é mais saudável para quem aplica e quem recebe a aplicação.

Não saia antes de ler: Cronograma capilar e os melhores produtos para reconstruir os fios

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais