Azaleia: dicas de como cultivar e qual o solo ideal para plantar

A azaleia é uma planta que tem sua origem na China

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, terça-feira, 5 de julho por Lucca Ranoya – A azaleia é uma espécie de planta que mostra flores lindas e coloridas ao longo da sua vida. Aliás, ele veio da China e é adaptada a ambientes mais áridos e de pouca água. Uma das dicas mais importantes na hora de cultivar a sua azaleia é prestar atenção na composição do solo.

Continua depois da publicidade

Ela é extremamente importante, porque define se as raízes vão conseguir expandir durante o crescimento da azaleia ou não. Além disso, as terras brasileiras são ácidas por natureza e precisam, geralmente, de uma adubação com calcário para poder entrar em uma faixa de PH mais aceitável para o cultivo. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade
Azaleia: dicas de como cultivar e qual o solo ideal para plantar - Reprodução Canva
Azaleia: dicas de como cultivar e qual o solo ideal para plantar – Reprodução Canva

Algumas informações sobre a azaleia

Elas crescem como arbustos e apresentam folhas verde-escuras. Enfim, suas flores podem variar na coloração, passando por branco, rosa, vermelho e um misto dessas cores. Elas lidam relativamente bem com climas mais frios, mas conseguem prosperar em climas mais quentes também.

Continua depois da publicidade

O que a azaleia não gosta de jeito nenhum é de um solo úmido por muito tempo. Portanto, não fique regando sempre o seu vaso, a não ser que viva em um local extremamente quente. Mas, é preciso respeitar a origem da espécie e imitar as condições naturais dela, o melhor possível.

Além disso, as azaleias são flores que florescem no inverno. Assim, são ótimas opções para a decoração dos jardins e interiores de casa, uma vez que a maior parte das outras plantas perdem as suas flores e folhagens durante o inverno.

Luminosidade e rega ideal da azaleia

Em relação à luminosidade ideal, ela precisa estar em um local de meia sobra ou sol pleno. Afinal, precisa de pelo menos 4 horas diretas de luz solar para ficar saudável. A rega deve ser feita espaçadamente. Só regue quando perceber que o solo secou, um ou dois dias depois.

Não fique com medo de regar. Sendo assim, quando precisar, regue abundantemente. O mais importante não é a quantidade de água, mas sim a velocidade de escoamento da sua terra. Então, para isso, vamos te passar uma mistura de terra top, que vai fazer a sua azaleia crescer bastante e embelezar o seu ambiente.

Mistura de solo

Para compor o seu solo, pense em utilizar algo que seja bem drenante. Dessa forma, a areia lavada é uma ótima opção para deixar o seu solo mais parecido com o de montanha. Misture com um pouco de terra vegetal e esterco de boi curtido, nas seguintes proporções:

  • 1 parte de areia lavada ou fibra de coco;
  • 1 parte de esterco de boi curtido ou produto da compostagem;
  • 1 parte de terra vegetal de qualidade;
  • 50 gramas de calcário dolomita.

Por fim, essa mistura irá prover os nutrientes necessários para nutrir a sua azaleia, ao mesmo tempo que deixará a terra macia e soltinha. Por fim, o calcário a deixará mais alcalina e neutralizará alguns minerais tóxicos do solo, como por exemplo, o alumínio. Já que ela será cultivada em um espaço limitado (canteiro ou vaso), é importante que essa terra seja bastante nutritiva. Bom cultivo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais