Cactos floridos: aprenda os segredos que darão flores aos seus cactos

Se quiser ter cactos bem floridos, acompanhe esse artigo

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, 28 de julho por Lucca Ranoya – Para você ter cactos floridos é importante seguir as dicas apresentadas aqui. Antes de tudo, se está pensando que adubar bastante a terra irá funcionar para que seus verdinhos floresçam, está enganado. Claro que a adubação pode ser um fator importante para o florescimento de muitas espécies. Mas, devido aos cactos geralmente serem espécies de baixa manutenção e crescimento mais lento, ela não é um fator decisivo para a floração.

Continua depois da publicidade

Uma grande parte de flores de cactos morrem rapidamente, portanto, se quiser ver os seus cactos floridos, fique de olho no seu amigão todos os dias. Isso porque no seu ambiente natural, de calor e aridez, as flores delicadas não demoram a secar e acabam murchando rapidamente. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade
Cactos floridos: aprenda os segredos que darão flores aos seus cactos - Reprodução Canva
Cactos floridos: aprenda os segredos que darão flores aos seus cactos – Reprodução Canva

A importância do sol para se ter cactos floridos

Um dos fatores mais decisivos para o florescimento do seu cacto é a luz solar direta e intensa. Sim, o melhor ambiente para eles florescerem é o que imita melhor o deserto. Dessa forma, cultive o seu cacto em locais de sol pleno e intenso, preferencialmente do lado de fora da casa ou apartamento.

Continua depois da publicidade

Exposição solar gradual

Se você comprou o sua planta em uma loja de jardinagem e percebeu que ela era mantida em meia sombra, exponha-a gradualmente ao sol. Isso porque, se colocá-la de um dia para o outro em uma varanda que fornece 6 ou 8 horas de sol diário, as chances dela queimar são muito altas. Por isso, comece na primeira semana com 3 horas de sol e aumente em 1 hora a quantidade total por semana.

Cuidados corretos para se ter cactos floridos

A floração é o ápice da energia vital de qualquer planta. Então, para que isso aconteça, o cuidador precisa entender das necessidades básicas da espécie e cumpri-las da melhor forma possível. Assim, corrija as deficiências do solo, cuide para que pragas não a atinjam e regue-a da forma correta.

Rega ideal

A rega deve ser feita somente quando a terra estiver bem seca. Os cactos são bem resistentes a períodos prolongados de seca. Contudo, os que crescem em vasos pequenos não devem ficar períodos muito longos sem água, como os de solo aberto.

Toda vez que regar, regue abundantemente, sem medo. A água deve escorrer por um vaso bem montado, que leva na composição um solo mais arenoso. Por fim, se cultivar a céu aberto, certifique-se de que o local onde irá plantar não chove excessivamente e nem é muito úmido.

Fase adulta

Por último, os cactos geralmente soltam flores quando estão maduros o suficiente para se reproduzirem. Isso acontece em sua fase adulta, que pode levar anos para chegar. Sendo assim, procure saber a idade aproximada da espécie que está cultivando para depois descobrir quantos anos levará para que ele comece a dar flores.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais