Como plantar alho-poró? Dicas para cultivar, tipo de terra, iluminação, solo e muito mais

O alho poró é rico em nutrientes para o ser humano

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


Brusque, terça-feira, 19 de julho por Daiane de Souza –  Como plantar alho-poró? Muita gente não sabe, mas o plantio do alho-poró é realizado, em sua grande parte, por intermédio de sementes. Hoje em dia, muito utilizado como tempero na cultura brasileira, ele fornece uma série de vitaminas para o corpo humano e ajuda a aumentar o metabolismo. 

Continua depois da publicidade

Portanto, neste artigo de hoje, a gente do Vida de Casa trouxe algumas dicas preciosas em relação ao assunto que, com toda certeza, irão te auxiliar. Em caso de dúvida ou dica extra, não esqueça de deixar nos comentários. 

Continua depois da publicidade

Como plantar alho-poró

O alho-poró consegue se desenvolver melhor quando está exposto a climas mais frios ou amenos, cerca de 13 °C e 24 °C. Isso não quer dizer que ele não se desenvolva no clima mais quente, mas o seu crescimento acaba sendo bem mais lento que o esperado. 

Continua depois da publicidade

Este tipo de planta gosta que haja a exposição direta da luz do sol. Por isso, diferente das orquídeas, se preferir deixar na rua, não precisará gastar com telas protetoras que impedem que haja a exposição direta. A maior exposição é necessária para conseguir produzir sua própria alimentação. 

Tipo de solo 

Outro aspecto que se deve abordar é sobre o tipo de solo, que precisa ser levemente ácido estando por volta de 6,0 a 6,8. Você deve fazer o uso de substratos que sejam ricos em matéria orgânica para que as mudas de alho poró tenham acesso a todas as vitaminas necessárias para o seu pleno desenvolvimento. 

Restos de alimentos e  adubo de animais podem ser utilizados como forma de tornar a terra mais rica em fósforo e demais nutrientes. 

Irrigação do alho-poró

Esse tipo de planta gosta que o solo em que está sendo cultivada seja mais úmido mas que não esteja sempre encaixado. Se preferir, caso esteja morando em uma região com chuvas constantes, pode optar por plantar em terrenos mais inclinados, que facilitam a drenagem da água da chuva. Além disso, não se esqueça: evite sempre molhar a planta quando estiver em sol de pico, visto que ela tende a ficar mais murcha. 

Plantio 

O plantio das sementes deve acontecer quando elas estiverem em uma profundidade de ao menos 1 cm. Se preferir plantar em vasos, eles devem ter profundidade de 25 cm para conseguirem se desenvolver. 

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais