Tomate orgânico direto da sua varanda: um guia rápido de como plantar tomate em casa

Plantar tomate não precisa ser difícil

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto por Lucca Ranoya – O tomate é uma fruta que não gosta de calor intenso acompanhado de umidade e nem de chuva direta sobre ele. Isso porque esse clima pode trazer problemas fúngicos e acabar enfraquecendo a planta. Além disso, quando for regar, se molhar os frutos com muita frequência, poderá correr o risco de racharem com o tempo.

Continua depois da publicidade

Frutos rachados ficam vulneráveis e apodrecem. Então, sempre que for regar o seu tomateiro, seja cuidadoso e molhe somente a terra em volta do pé. Essas dicas são importantes para que você possa escolher bem o local de cultivo e também possa acertar na hora de cuidar da sua muda. Para saber mais, acesso o blog do Vida de Casa.

Continua depois da publicidade
Tomate orgânico direto da sua varanda: um guia rápido de como plantar tomate em casa - Foto: Canva
Tomate orgânico direto da sua varanda: um guia rápido de como plantar tomate em casa – Foto: Canva

Preparando as sementes frescas para plantar

Abra uma fruta madura e saudável, retire as sementes e coloque-as em uma peneira. Depois, passe água para remover a polpa gelatinosa do tomate. Em seguida, deixe as sementes secarem por 1 ou 2 horas em um local ventilado e de sombra.

Continua depois da publicidade

Preparando uma boa mistura de terra para colher tomates doces

Com as sementes prontas, faça uma mistura de terra usando 1 parte de terra vegetal e uma parte de húmus de minhoca. Além disso, adicione 50 gramas de calcário dolomítico para corrigir uma possível acidez excessiva do solo.

O calcário também é fonte de cálcio, mineral importante para o desenvolvimento do seu tomateiro. Uma terra nutritiva e cheia de matéria orgânica vai prover os compostos necessários para que o seu pé de tomate gere frutos mais doces e suculentos.

Escolha o local ideal

Para colher um tomate doce, é preciso escolher um local de sol pleno para a sua planta. Um bom local de plantio é tão importante quanto a rega, a terra e a poda. Assim, coloque o seu vaso em um espaço que bata pelo menos 4 ou 6 horas diárias de sol direto. Preferencialmente, que seja protegido da chuva e razoavelmente ventilado.

Germinando as sementes de tomate

Com a terra no vaso, coloque de 4 a 8 sementes, em pares, espalhadas ali. Enterre-as em 1 centímetro de profundidade e cubra-as gentilmente com a terra. Agora é importante regar bem o solo e deixá-lo sempre úmido até ver os brotos despontarem na superfície.

Mas, cuidado! É essencial que o solo não fique alagado e que o vaso tenha furos embaixo para que o excesso de água da terra seja escoado com facilidade. Isso é crucial para que as sementes não apodreçam durante a germinação.

Cuidando dos brotos

Quando perceber que os brotos apareceram, diminua a frequência de rega. Regue somente quando notar que a terra está quase seca (leve umidade). Também exponha gradualmente os pequenos brotos ao sol, nos horários mais amenos do dia, por no máximo 1 hora. Ademais, no restante do dia, deixe-os em um lugar com bastante claridade, mas sem luz direta.

Dicas finais para cultivar o seu pé de tomate

Depois de algumas semanas o broto se transformará em muda e poderá ser exposto ao sol (sempre aos poucos). A rega deverá ser feita somente quando a terra estiver seca. Agora é uma boa hora de adubar. Você pode usar alguns compostos como:

  • Bokashi;
  • COTE;
  • N.P.K 10-10-10;
  • Farinha de ossos.

Sempre adube a muda de tomate de acordo com as instruções que vem na caixa do produto que você escolher. Por fim, a pode deverá ser feita nas folhas doentes, secas e em ramas laterais que não estão produzindo.

Outra dica legal é podar as folhas menores que acumularam no meio do seu tomateiro para dar mais espaço para as folhas maiores aumentarem a captação de luz. Isso poderá te gerar mais frutos no futuro. Agora é só cultivar e cuidar com amor e dedicação do seu pé de tomate que em um período de até 4 meses poderá colher os frutos da variedade escolhida.

 

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais