Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
3 dicas para o feijão não causar gases: faça isso e sinta-se mais saudável - Fonte: canva
3 dicas para o feijão não causar gases: faça isso e sinta-se mais saudável - Fonte: canva

3 dicas para o feijão não causar gases: faça isso e sinta-se mais saudável!

Delfim Moreira, 29 de junho de 2022, por Isabela Fernanda – A forma como cada pessoa prepara e até mesmo consume o feijão é muito particular. Contudo, parte desse hábito pode provocar alguns desconfortos intestinais como é o caso dos gases. E, por essa razão, hoje vamos ensinar 3 dicas para evitar esse problema.

Afinal, você costuma ou não deixar seu feijão de molho antes de cozinhar? Saiba que até mesmo essa prática pode fazer alguma coisa no seu corpo. E, para descobrir tudo a respeito desse assunto, separamos alguns macetes que vão deixar esse alimento mais saudável e nutritivo, não perca.

Não perca essa matéria: Como fazer bigode para festa junina: a maquiadora me deu dicas para não borrar
Qual é o feijão que não causa gases?
Ao iniciar o consumo de um novo tipo de feijão, o corpo pode não sofrer intercorrências na digestão e os gases podem não aparecer. Entretanto, os gases são provocados por fatores relacionados à composição do alimento em geral.

Por isso, você pode consumir esse alimento todos os dias e não sofrer esse efeito, se preparar o feijão de uma forma correta. Mas não existe um tipo de feijão que evite a aparição dos gases, já que a questão está na forma de ser consumido, confira a seguir o que precisa ser feito.

Confira esse artigo incrível: Como deixar o dente preto para festa junina? Confira agora o melhor jeito de fazer
3 dicas para o feijão não dar gases
Como é um alimento indispensável para uma dieta nutritiva e equilibrada, não consumir feijão, não está em questão, já que outras leguminosas podem ter o mesmo efeito. Então, o correto é fazer esses 3 passos:

Imersão: deixar o feijão de molho com vinagre e água morna por um período de 6 a 12 horas, pode quebrar os anti nutrientes que atrapalham a digestão correta e ocasiona gases.
Cozimento: outro ponto importante para ajudar esse incômodo é cozinhar bem o alimento, e no caso, apostar no tempero de ervas que ajudam na digestão, como por exemplos, o cominho e o alho.
Cuidado na hora de mastigar: tudo que irá contribuir para uma boa digestão é útil e, neste caso, mastigar devagar faz toda diferença na ingestão e no processo de combater aos gases.

3 dicas para o feijão não causar gases: faça isso e sinta-se mais saudável - Fonte: canva 3 dicas para o feijão não causar gases: faça isso e sinta-se mais saudável – Fonte: canva
Porque algumas leguminosas causam gases?
Algumas leguminosas assim como o feijão podem causar gases por conta de uma substância presente em grande quantidade de sua composição. Os fitatos conhecidos como anti nutrientes que não permitem que o corpo absorva todos os nutrientes do alimento, deixando a digestão mais lenta.

Além disso, ele também produz um carboidrato que segundo uma matéria do site UOL, escrita por Gabriela Ingrid em maio de 2019, junto as especialistas Antonia Miwa Igut e Flávia de Conti, o intestino não consegue fazer a digestão desse carboidrato perfeitamente, por isso, ele acaba por fermentar e causar flatulências.

Então, se o preparo for realizado de forma correta, o feijão acaba tendo uma quebra desse carboidrato, de forma a facilitar e agilizar a digestão. E, dessa forma, com a digestão mais rápida, os gases não aparecem, portanto, siga sempre esses passos para evitar o problema em questão.

Você pode gostar: Passo a passo para fazer FAXINA NOTURNA: confira dicas para amanhecer com a casa organizada

A responsabilidade de transmitir todo meu amor pela escrita é o que me incentiva sempre evoluir. Redatora do site Tecnonoticias e Folhago, mineira, nascida em uma pequena cidade no sul de Minas chamada Delfim Moreira. Com ensino médio completo, com cursos de copywriter, produção e revisão de conteúdo para web, wordpress na prática. Ainda pretendo me graduar na área de comunicação, em breve. São mais de 300 artigos produzidos para o blogue Truques Caseiros, Caseirinho, Manual Simplificado e Casa e Macete.