Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Benefícios do chá de hibisco: melhora a pressão arterial? Confira! - Fonte: Canva
Benefícios do chá de hibisco: melhora a pressão arterial? Confira! - Fonte: Canva

6 Benefícios do chá de hibisco: melhora a pressão arterial? Confira!

São Paulo, 20 de junho de 2022, por Miriã Marconi– Não é surpresa que o chá de hibisco tenha se tornado mais popular nos últimos anos, pois a bebida está cheia de efeitos positivos interessantes para nossa saúde.

Além disso, o hibisco é rico em flavonoides e vitaminas, que trazem diversos benefícios, como ajudar a controlar a pressão arterial e promover a perda de peso saudável.

Os muitos benefícios do chá de hibisco são bem conhecidos, e cada vez mais a ciência comprova seus efeitos. Hoje, vamos aprender sobre os benefícios do chá de hibisco e como preparar a bebida. Confira em seguida!

Você também vai gostar de ler: A casca da uva faz bem para a saúde? Confira os nutrientes e os benefícios que elas trazem para o nosso organismo
1. Benefícios do chá de hibisco: reduz a pressão arterial
Primeiramente, o hibisco pode ajudar a prevenir e controlar a pressão alta de leve ou moderada, porque promove o relaxamento dos vasos sanguíneos. Este efeito é graças a uma substância chamada antocianina, que garante efeitos antioxidantes, além de diminuir a retenção de líquido.

Contudo, é válido lembrar que o consumo do hibisco de forma alguma substitui o efeito dos remédios (para quem tem hipertensão). Sempre consulte um médico.
2. Hibisco ajuda a perder peso e melhora a pele
Sendo assim, o hibisco realmente tem um efeito interessante na perda de peso e gordura. Alguns estudos mostraram que o chá pode reduzir a produção de células de gordura, ou seja, evitar que a gordura se acumule no corpo.

A nutricionista Sinara Menezes, em trecho da Uol, em maio de 2016, relata que o hibisco possui função diurética, já que combate o acúmulo de toxinas no corpo. O que faz com que o chá de hibisco combata a retenção de líquido e melhore o aspecto da pele, além de auxiliar na perda de peso.
3. Controle da glicemia com chá de hibisco
Benefícios do chá de hibisco: melhora a pressão arterial? Confira! - Fonte: Canva Benefícios do chá de hibisco: melhora a pressão arterial? Confira! – Fonte: Canva

As substâncias antioxidantes presentes no hibisco, incluindo os flavonóides e antocianinas, ajudam a prevenir o excesso de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes.

Ao retardar esse processo, o chá de hibisco ajuda a reduzir o acúmulo gordura na região da barriga e do bumbum. O hibisco também bloqueia a produção exagerada de uma enzima chamada amilase, responsável por transformar o amido em açúcar.
4. O hibisco reduz a retenção de líquido
Nesse sentido, você sabia que ele nos ajuda evitando a retenção de líquido? O corpo retém o excesso de água, causando inchaço, que pode ser muito desconfortável. O chá de hibisco é rico em quercetina, substância que tem efeito diurético.

Leia em seguida! Confira 8 alimentos para fortalecer a imunidade e ter uma saúde de ferro!
5. Baixar o colesterol ruim
Além de ajudar a baixar a pressão arterial, o hibisco pode ajudar a diminuir o colesterol “ruim”. E, do mesmo modo, promover um aumento do colesterol “bom”, o HDL.
6. Antienvelhecimento
O hibisco é riquíssimo em antioxidantes, propriedades que evitam o envelhecimento precoce. Isso ocorre porque essas moléculas ajudam a reparar os danos celulares, causados ​​pelos radicais livres. Dessa forma, o chá ajuda bastante na prevenção de linhas de expressão, rugas e flacidez, que são sinais visíveis da passagem dos anos.
Como preparar o chá de hibisco

Ferva 200 mL de água, desligue o fogo e adicione 1 colher de chá rasa de flores de hibisco
Cubra e deixe de molho por 3-5 minutos e sirva imediatamente.

Portanto, para aproveitar melhor os benefícios para a saúde do chá, certifique-se de usar a variedade de hibisco. E, lembre-se: não ferva a planta, pois isso pode danificar suas propriedades.
Hibisco: possíveis efeitos colaterais e contra-indicações
Mulheres grávidas, que estejam amamentando, crianças e pessoas com doenças renais ou do fígado não são aconselhadas a beber chá de hibisco sem orientação médica. No entanto, para pessoas com pressão alta ou diabetes e que estão tomando medicamentos, é melhor consultar um médico antes de começar a consumir hibisco. Isso ajuda a prevenir uma crise de pressão baixa.

E você, já incorporou o chá de hibisco em sua rotina diária? Então, se já sentiu os benefícios do chá de hibisco para a sua saúde, conte para nós nos comentários. Até mais!

Também vai te interessar: Confira 5 alimentos que melhoram o sono e durma melhor!

Miriã Marconi, pedagoga, comunicadora e estudante de Marketing. Atuo como redatora e copywriter há algum tempo, sempre tive o sonho de viver da escrita. Sou apaixonada por cinema, literatura e empreendedorismo. Acredito que as palavras podem mover o mundo e os negocios.