Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
A melhor CUCA DE BANANA que você já experimentou: faça hoje e se surpreenda com o sabor! - Fonte: Canva
A melhor CUCA DE BANANA que você já experimentou: faça hoje e se surpreenda com o sabor! - Fonte: Canva

A melhor CUCA DE BANANA que você já experimentou: faça hoje e se surpreenda com o sabor!

Chorozinho, Ceará, 17 de junho de 2022, por Iara Costa – A cuca de banana é um bolo delicioso. Na verdade, a Cuca é um tipo de comida com origem alemã e sua característica mais marcante na culinária é sua crosta docinha. Logo, combinado com banana fica irresistível.

Portanto, hoje, o blog vai te ensinar o passo a passo de como preparar essa delícia aí mesmo na sua casa. Assim sendo, saiba que essa receita rende 6 porções, demora em torno de 45 minutos para preparar e é muito fácil de fazer!

Leia essa matéria: Suco de cereja é bom para artrite e artrose? Descubra agora seus benefícios!
Ingredientes do cuca de banana

Farinha de trigo – 200g;
Maisena – 1 xícara (chá);
Açúcar – 320g;
Leite – 240mL;
Ovos – 3 unidades;
Manteiga – 3 colheres (sopa);
Fermento – 1 colher (sopa);
1 pitada de sal.
INGREDIENTES PARA FAROFA
Banana nanica – 4 unidades;
Farinha de trigo – 140g;
Açúcar – 160g
Manteiga – 4 colheres (sopa)
Canela em pó – uma colher (chá)

A melhor CUCA DE BANANA que você já experimentou: faça hoje e se surpreenda com o sabor! - Fonte: Canva A melhor CUCA DE BANANA que você já experimentou: faça hoje e se surpreenda com o sabor! – Fonte: Canva
Modo de fazer a cuca
Vamos iniciar batendo o açúcar juntamente com os ovos. A saber, a mistura deve ficar cremosa e aerada. Em seguida, acrescente a manteiga e bata mais um pouco, então peneire a farinha de trigo e a Maizena e coloque-os em um recipiente à parte.

Logo após, adicione ao recipiente o creme feito com ovos e açúcar. Mexa bem a massa e acrescente aos poucos o leite. Por fim, adicione o sal e o fermento e misture bem. Cuide para a consistência da massa não ficar mole, caso esteja assim, adicione mais farinha de trigo.

Agora, vamos preparar a Farofa do cuca de banana. Em primeiro lugar, vamos colocar em uma vasilha os seguintes itens: a farinha de trigo, açúcar, manteiga e a canela. Após isto, misture os ingredientes com as pontinhas dos dedos até virar uma farofinha grossa.

Leia também: Quem tem GASTRITE pode tomar suco de limão? Veja o que especialista diz

A melhor CUCA DE BANANA que você já experimentou: faça hoje e se surpreenda com o sabor! - Fonte: Canva A melhor CUCA DE BANANA que você já experimentou: faça hoje e se surpreenda com o sabor! – Fonte: Canva

Feito isso, pegue as bananas e corte-as em rodelas. Então, coloque a massa na fôrma 25×35 cm, esta já deve estar untada e enfarinhada. Passe as bananas em um pouquinho de farinha de trigo e coloque-as sobre a massa.

Finalize polvilhando a farofa sobre as bananas e, em seguida, leve ao forno pré-aquecido para assar. Sendo assim, o cuca de banana demora de 40 a 45 minutos para ficar pronto. Depois de assado e frio, é só desenformar e saborear essa delícia.
Sugestão de consumo
Para finalizar, esse delicioso cuca de banana pode ser saboreado tanto de acompanhamento ao cafezinho da tarde, como sobremesa ou saboreado sozinho. Visto que esse bolinho é uma delícia. Então, o que achou da receita? Deixe aqui seu comentário!

Continue com a gente: Qual o horário ideal para seu bebê dormir? Descubra agora com dicas da especialista

Olá! Me chamo Iara Costa sou natural de Redenção e atualmente moro em Chorozinho, região metropolitana de Fortaleza - Ceará. A saber, sou mulher, esposa e mãe. Acadêmica na instituição Uninter no curso de Tecnologia em Varejo digital. Especialista em Search Engine Optimization (SEO) pela Rock University. Além disso, sou certificada em produção de conteúdo, gestão de mídias sociais e blogs corporativos.