Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como podar cítricos, quais da partes retirar e o que fazer depois? - Foto: Canva
Como podar cítricos, quais da partes retirar e o que fazer depois? - Foto: Canva

Como podar cítricos, quais partes retirar e o que fazer depois?

Florianópolis – SC, 17 de junho de 2022, por Catherine Eleanor, bióloga – Vem aprender a podar cítricos de uma forma simples e correta. Assim terá um melhor desenvolvimento das plantas e claro muito mais frutas.

De antemão, esse método vale tanto para limão, quanto laranja e bergamota. Porque seguem o mesmo jeito de crescimento. Assim, acompanhe e veja como fazer.

Confira depois: Como substituir o arroz: aprenda a fazer arroz de chuchu low carb
Quando podar
Primeiramente, não adianta fazer a poda com uma faca qualquer ou ainda cortar de qualquer jeito. Isso porque se machucar, ou lascar ou ainda quebrar os galhos da sua planta ela vai sofrer muito para se recuperar.

Além disso, quando fazemos da forma errada, abrimos uma porta para contaminação de fungos, bactérias e até mesmos insetos que podem vir a se alimentar no corte da planta. Vamos precisar de uma tesoura de poda, um facão bem amolado ou uma motosserra.

Agora, para fazer as podas, sempre esperar passar a floração e a frutificação. Visto que, as plantas tem um ciclo, se estiver florindo, sua energia está voltada para produzir flores e depois frutos.

Sendo assim, vamos podar antes dessas etapas de floração e frutificação, ou depois.

Como podar cítricos
Para começar, observe suas plantas, vai ver que tem galhos principais, esses mais grossos, veja que a maioria dos galhos extras partem desses. Então, esse é o tronco, nele é melhor não mexer. A menos que precise de uma poda drástica. Mas os galhos finos que crescem virados para dentro, todos devem sair.

Esses galhos finos que crescem na parte interna, são chamados de chupão, ou seja, os galhos que roubam energia da planta. Pois estes não vão ajudar no desenvolvimento, pelo contrário, apenas sugam energia.

Da mesma forma, para os galhos que saem da base, pode ver que sempre tem alguns bem finos que surgem de baixo para cima no tronco. Bem como o chupão, estes também não vão produzir. Logo o melhor é retirar todos eles.

Ainda temos que remover os galhos doentes, se observar que estão diferentes contaminados, os apodrecidos, retire-os. Quando a planta é mais antiga sempre terá esses galhos.

No site WikiHow (categoria Casa e Jardim), na matéria de Lauren Kurtz, mostram várias técnicas que cortes e a importância de usar o material de proteção como luvas, camisa de manga comprida, calça e óculos para evitar acidentes.

Como podar cítricos, quais partes retirar e o que fazer depois? - Foto: Canva Como podar cítricos, quais partes retirar e o que fazer depois? – Foto: Canva

Leia também: Picles de pepino: faça hoje mesmo essa delícia para toda família, muito fácil!
O que fazer com o material da poda?
Na natureza todo material de poda vira adubação natural. Esses pequenos galhos, folhas e tudo mais que retirar da sua planta, basta picar o quanto conseguir e dispor sobre a terra.

Nesse sentido, ainda estará devolvendo parte da matéria orgânica para o solo, que servirá de alimento para seu cítrico. E ainda mais, a cada vez que fazemos uma cobertura vegetal envolta da planta, colocamos umidade e protegemos a ecologia existente ali.

Por fim, cada galho de mais ou menos 0,5 cm a 1 cm serve de muda. Contudo, retire basicamente todas as folhas, depois coloque de molho em um balde com água (com ou sem enraizador) ou já finque em um vaso adubado.

Veja agora: Sabão líquido de lavanda: faça em casa com apenas 4 ingredientes, rende muito!

Olá! Aqui fala uma goiana que mora em Santa Catarina. Sou bióloga e minhas áreas de experiências são: homeopatia, plantio orgânico, agrofloresta, receitinhas de plantas com seus usos corretos e princípios ativos. Tudo na área vegetal, então comigo vai aprender tanto ensinamentos sobre as plantas, seus usos e como cultivá-las, também alguns preparos como cosméticos naturais e ainda mais, tinturas, bioconstrução e várias dicas importantes. Vem comigo.