Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Folha de Aroeira é boa para inflamação? Aprenda o jeito certo de usar/
Folha de Aroeira é boa para inflamação? Aprenda o jeito certo de usar/ "Foto: Canva"

Folha de Aroeira é boa para inflamação? Aprenda o jeito certo de usar

Jarinu – SP, 16 de junho de 2022, por Keila Mota – Você já ouviu falar sobre a Aroeira? Essa planta possui uma certa dubiedade, ou seja, é necessário conhecer qual é a Aroeira certa para uso medicinal. Em outras palavras, existe a Aroeira-Mansa (a Aroeira-Vermelha) e a Aroeira-Brava.

Desde já, a diferença entre uma e outra, é que a Brava pode causar dermatite e queimaduras na pele. Enquanto a Vermelha possui muitos benefícios, a Brava não é recomendada. Logo, neste artigo, falaremos um pouco sobre seus principais benefícios e como usar seu chá.

Vale a pena conferir: Misturinha caseira milagrosa com detergente e polvilho: veja e economize com produtos de limpeza!

Folha de Aroeira é boa para inflamação? Aprenda o jeito certo de usar/ Folha de Aroeira é boa para inflamação? Aprenda o jeito certo de usar/ “Foto: Canva”
Para quê serve a Aroeira?
De antemão, é certo que seus benefícios medicinais são extraídos de suas cascas e folhas. Todavia, a Aroeira-Mansa trata-se de uma planta com multi utilidades. Sua madeira é altamente resistente, com durabilidade superior a 100 anos.

Além disso, seus frutos, que possuem coloração rosa e avermelhada, produzem condimentos para uso culinário. Desse modo, essa planta é uma excelente indicação para uso homeopático, combatendo sintomas como:

Hemorragia uterina;
Inflamação das hemorroidas;
Doenças respiratórias, incluindo tosse acompanhada de sangue e gripes;
Problemas do trato urinário;
Doenças da mulher (vaginite, cistite, corrimentos em geral);
Gengivites, dores de dente;
Febre;
Reumatismo;
Problemas estomacais;
Ínguas;
Artrite;
Feridas na pele, entre tantos outros benefícios.

Veja mais: Como fazer uva do amor: um jeito simples e prático de preparar essa delícia
Como usar seu chá para inflamação?
Segundo matéria escrita para o site Uol, em 09/06/2017, nosso blog trouxe uma indicação de chá, a partir da casca ou da folha da Aroeira, para auxiliar no tratamento de problemas inflamatórios. Nesse sentido, é recomendável que ferva na água uma colher de sopa de casca ou 20 g de folhas secas desta planta, por aproximadamente 3 minutos.

Após, tampe e aguarde cerca de 5 minutos para coar. Assim, seu chá é indicado para lavagem, bem como para banho de assento por cerca de 20 minutos, em temperatura suportável ou ambiente.

Dessa forma, para o banho de assento, pode usar até 2 vezes ao dia. Agora, para a lavagem, pode usar mais vezes ao dia. Igualmente, pode usar para lavar machucados e ferimentos na pele em geral.
Mais uma recomendação da folha da Aroeira ou da casca
Conforme o artigo feito para o site Globo, em 16/092016, a aroeira também é indicada para gargarejos em casos de infecções de garganta. Ademais, possui ação antimicrobiana, anti-inflamatória e cicatrizante. Em conclusão, vale a pena conhecer de perto os benefícios naturais oferecidos por esta planta.

Contudo, faça uso do chá de Aroeira, apenas como complemento a algum tratamento devidamente prescrito por seu médico. Não deixe de consultar um profissional da área da saúde. Para mais dicas, acesse nosso blog Mato Grosso é Agro.

Não deixe de conferir também: Picles de pepino: faça hoje mesmo essa delícia para toda família, muito fácil!

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; ambos pela Rock University.